Sobe para 70 número de membros do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 23 mar (Lusa) -- O Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), primeira instituição financeira internacional proposta pela China, anunciou hoje ter elevado para 70 o número de membros, após ter aprovado a entrada de mais 13 países e territórios, incluindo Timor-Leste.

"O interesse de todas as partes do mundo em aderir ao BAII demonstra o rápido progresso que temos feito para posicionar o banco como uma instituição internacional", afirmou hoje o presidente da instituição financeira, Jin Liqun, citado num comunicado.

Cinco dos 13 novos membros do BAII, do qual Portugal é membro fundador, fazem parte da região: Afeganistão, Arménia, Fiji, Hong Kong e Timor-Leste. Os restantes oito são Bélgica, Canadá, Etiópia, Hungria, Irlanda, Peru, Sudão e Venezuela.

"Estou muito orgulhoso que o BAII conte com membros de quase todos os continentes", sublinhou.

Os 13 novos inscritos vão tornar-se oficialmente parte do BAII quando fizerem a sua primeira injeção de capital, apesar de a data e o montante exato não terem sido revelados pela entidade.

O BAII, que vê o universo de membros expandir-se pela primeira vez desde a sua criação oficial em dezembro de 2015, espera aprovar novas adesões ao longo deste ano.

Primeiro banco internacional de desenvolvimento proposto pela China, o BAII tem o Estado chinês como o seu maior acionista, com aproximadamente 30% dos 100.000 milhões de dólares estipulados como capital base daquela instituição.

Portugal também integra o BAII desde o acordo constitutivo firmado em junho de 2015.

Em setembro do ano passado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ratificou a Resolução da Assembleia da República que aprova o 'Acordo Constitutivo' do BAII, e a participação de Portugal em cerca de 13 milhões de dólares (11,6 milhões de euros) no banco.

O BAII foi interpretado, aquando do seu estabelecimento, como um projeto da segunda economia mundial para reduzir a influência na Ásia por parte do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, duas instituições sediadas nos Estados Unidos e habitualmente lideradas por norte-americanos e europeus, bem como do BAD, controlado pelo Japão.

DM (ICO/AC/JOYP) // ISG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.