Procuradoria da República Dominicana interroga outro senador por subornos da Odebrecht

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Santo Domingo, 23 mar (Lusa) -- A Procuradoria da República Dominicana interrogou, na quarta-feira, o senador Julio César Valentín que afirmou esperar que a justiça puna os envolvidos no caso dos subornos que a construtora brasileira Odebrecht admitiu ter pagado ao seu país.

O senador falava aos jornalistas no final do interrogatório a que foi submetido durante mais de três horas na Procuradoria-Geral da República, onde foi chamado por ter sido presidente da Câmara de Deputados durante o período 2006-2010, no qual se enquadram vários contratos que foram adjudicados àquela multinacional.

Segundo documentos publicados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Odebrecht admitiu ter pagado subornos relativamente a mais de uma centena de projetos, em 12 países da América Latina e África, de aproximadamente 788 milhões de dólares norte-americanos, para obter a adjudicação de contratos públicos, dos quais 92 milhões foram parar à República Dominicana entre os anos 2001 e 2014.

Julio César Valentín, alto dirigente do Partido da Libertação Dominicana (PLD, no poder), deu garantias de que atuou corretamente no exercício das suas funções públicas e afirmou que, embora possa ter cometido algum erro, não se considera um ladrão.

O senador foi interrogado na Procuradoria um dia depois dos seus homólogos, também da força no poder, Cristina Lizardo e Tommy Galán, os quais asseguraram não ter nada a ver com os subornos da Odebrecht.

A multinacional e a Procuradoria Geral da República Dominicana assinaram, em janeiro, um acordo ao abrigo do qual a Odebrecht se comprometeu a pagar 184 milhões de dólares como compensação pelos subornos.

Em 01 de março, um juiz declarou, contudo, o procedimento inadmissível dado que no mesmo a Procuradoria recorreu à figura jurídica da conciliação, um mecanismo que se utiliza para dirimir conflitos entre as partes, o que não se verifica no processo em causa.

DM // ISG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.