Filial da Sony na China paga indeminização a empresa local por roubar patente

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 22 mar (Lusa) - A filial chinesa do gigante tecnológico Sony terá de pagar 1,3 milhões de dólares (1,2 milhões de euros) a uma empresa local por ter roubado uma patente registada desde 2005, informou hoje a agência oficial Xinhua.

Um tribunal de Pequim decidiu contra a Sony por violação da patente de Infraestrutura de Autentificação e Privacidade da Rede de WLAN (WAPI) da firma Xidian Jietong.

O WAPI é um padrão de segurança estabelecido pela China, em 2003, para garantir o acesso seguro às redes sem fios e que se aplica a todos os dispositivos móveis do país.

Segundo o tribunal, a firma Xidian Jietong patenteou, em 2005, o seu próprio sistema WAPI, que foi depois copiado pela multinacional japonesa.

A filial da Sony na China vai indemnizar a empresa "pelas perdas económicas derivadas do roubo da sua patente" e estará obrigada a suspender a produção e venda de todos os telefones móveis que contenham esta tecnologia - cerca de 35 dos modelos da marca, segundo a Xinhua.

O caso foi levado a tribunal em 2015, depois das negociações entre ambas as empresas terem falhado.

JOYP //ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.