Austrália vai reforçar segurança junto ao parlamento em Camberra depois do ataque em Londres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 23 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou hoje que vai aumentar a presença policial no parlamento de Camberra após o atentado em Londres que fez cinco mortos, incluindo o atacante, e dezenas de feridos.

"Os australianos podem ter a certeza de que as nossas agências estão hoje -- como todos os dias -- a trabalhar incansavelmente para manter os australianos seguros", afirmou Turnbull em conferência de imprensa.

"Estamos conscientes das vulnerabilidades em lugares de grandes concentrações e do risco que representam atacantes solitários como o terrorista em Londres", sublinhou o primeiro-ministro australiano, expressando ainda a sua solidariedade para com o Reino Unido.

Segundo o mais recente balanço oficial, cinco pessoas morreram e 40 outras ficaram feridas na sequência do ataque terrorista junto ao parlamento britânico, em Londres, quando um homem ao volante de uma viatura atropelou vários transeuntes na ponte de Westminster e apunhalou depois um polícia.

As vítimas mortais são três civis, um polícia e o atacante, que foi abatido pelas forças de segurança, indicou, na noite de quarta-feira, o chefe da unidade antiterrorista da polícia de Londres, Mark Rowley.

A Austrália elevou o seu nível de alerta terrorista de "médio" para "alto" em setembro de 2014 - pela primeira vez em dez anos --, reforçou a segurança e aprovou uma série de leis antiterrorismo para evitar a ocorrência de atentados no seu território, que foi alvo de ataques isolados.

Desde então, a Austrália foi palco de quatro atos violentos e frustrou outros 12 planos de atentados.

DM (ACC/MSE) // ISG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.