"Cartas da Guerra" conquistou nove Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar (Lusa) -- O filme "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira, dominou esta noite os Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, ao arrecadar nove das 21 estatuetas entregues, entra as quais as de Melhor Filme e Melhor Realização.

"Cartas da Guerra" foi distinguido com os prémios de Melhor Argumento Adaptado, escrito pelo realizador com Edgar Medina, Melhor Montagem (Sandro Aguilar) e Melhor Fotografia (João Ribeiro), entre outras categorias técnicas.

Os prémios foram entregues, numa cerimónia que teve início na noite de quarta-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Ao receber o Prémio de Melhor Filme, o produtor, Luís Urbano, de O Som e a Fúria, dedicou-o ao Instituto do Cinema e do Audiovisual, "apesar de não gostar muito da direção que está lá", por considerar que é um instrumento "essencial para fomentar esta atividade", para prosseguir "uma política pública, que tem de existir" e "que tem de apoiar a diversidade no cinema", com base em "concursos públicos" e "júris independentes, nomeados pelo próprio instituto do cinema".

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, assistiu à cerimónia, na plateia do CCB.

Os Prémios Sophia evocam o nome da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

MAG // DM

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".