Presidente da Câmara de Londres convoca vigília para hoje

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 23 mar (Lusa) - O presidente da Câmara de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, convocou para as 18:00 de hoje uma vigília na praça de Trafalgar em solidariedade com as vítimas do atentando de quarta-feira no Parlamento.

O autarca pediu aos cidadãos que acudam a esse local emblemático da capital britânica para recordar, com velas, aqueles que perderam a vida no ataque.

"Londres é a melhor cidade do mundo. Nunca nos deixaremos intimidar pelo terrorismo. Permaneceremos unidos frente a quem nos quer magoar e destruir a nossa forma de vida. Sempre o fizemos e sempre o faremos", afirmou.

O ataque teve lugar a meio da tarde de quarta-feira, quando um homem ao volante de uma viatura atropelou vários transeuntes na ponte de Westminster e apunhalou depois um polícia, acabando por ser abatido a tiro.

Segundo o mais recente balanço oficial, foram três as vítimas mortais do atentado: um polícia, de 48 anos, e dois civis - uma mulher na casa dos 40 e um homem na casa dos 50, para além do próprio atacante.

O atentado provocou ainda 40 feridos, um dos quais é português.

Sete dos feridos ainda estão internados em estado crítico.

O parlamento e os escritórios governamentais cumpriram hoje de manhã um minuto de silêncio em memória das vítimas, enquanto as bandeiras estão a meia haste nas sedes de governo e da polícia metropolitana de Londres.

FPA // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.