PCP condena insultos de Dijsselbloem e ameaças das instituições europeias

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) - O PCP apresentou hoje um voto de protesto e repúdio, a ser votado na sexta-feira no parlamento, contra as polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, mas também face às ameaças de sanções pelas instituições europeias.

No documento a que a Lusa teve acesso, o grupo parlamentar comunista "expressa o seu protesto e repúdio pelas afirmações insultuosas" do ministro das Finanças holandês "relativamente a Portugal e reclama o seu afastamento desse cargo".

O ministro das Finanças e membro do Partido Trabalhista da Holanda, em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung afirmou que "não se pode gastar todo o dinheiro em copos e mulheres e depois pedir ajuda", referindo-se aos países que foram alvo de intervenção externa.

Além do PCP, também BE, PSD, PS E CDS vão igualmente apresentar votos condenando as declarações do presidente do eurogrupo.

Noutros três pontos do texto, os deputados do PCP repudiam "as pressões que, sob a forma de ameaça de sanções, visam o condicionamento do debate político e das decisões que só ao povo português e aos órgãos de soberania nacional cabe tomar", considerando-as "uma forma de ingerência contrária ao interesse nacional" e que o país "deve considerar a rejeição dos mecanismos que lhe estão associados, nomeadamente o Tratado Orçamental, os diplomas da Governação Económica e o processo do Semestre Europeu".

O Banco Central Europeu defendeu no seu mais recente boletim mensal que as ferramentas do Procedimento por Desequilíbrios Macroeconómicos sejam totalmente aplicadas a Portugal, o que pode levar, em última análise, à aplicação de uma multa, caso o país não adote reformas ambiciosas.

No final de fevereiro, a Comissão Europeia identificara desequilíbrios macroeconómicos excessivos em Portugal: o elevado endividamento (externo, público e privado), o peso do crédito em incumprimento e o desemprego ainda alto.

HPG (SP) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.