CGD: Maior aposta no financiamento a empresas implicou subida do crédito em risco - Vara

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) - O antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Armando Vara, revelou hoje que quando a gestão de Santos Ferreira decidiu aumentar quota no segmento empresarial tinha consciência de que ia haver aumento do crédito em risco.

"Quando chegámos ao banco era notório que a CGD tinha que ter maior quota no segmento das empresas. A CGD foi durante muito tempo o banco das pessoas, mas até era uma vergonha a quota tão baixa nas empresas", afirmou Vara durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao banco estatal.

"A CGD era o banco das grandes empresas quando devia ser o das pequenas empresas. Fizemos uma aposta fortíssima nessa área consciente que uns anos depois íamos ter um aumento do crédito vencido", sublinhou.

Isto, sem ter qualquer ideia da grave crise que impactou o país e boa parte do mundo, sobretudo, a partir de 2008, levando ao forte aumento do crédito mal parado da banca portuguesa e estrangeira.

"Continuo a ter orgulho na minha passagem pela CGD", rematou Vara, apontando para os lucros históricos obtidos durante o mandato que cumpriu com o então presidente Carlos Santos Ferreira.

DN // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.