CGD: Vara acredita que banco ainda vai ganhar dinheiro com Vale do Lobo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) - O antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Armando Vara, disse hoje que a recuperação do setor imobiliário vai permitir que o banco público recupere a totalidade do dinheiro que emprestou ao empreendimento turístico Vale do Lobo, no Algarve.

"Estou seguro que a CGD não perderá dinheiro com aquele ativo. Os ativos imobiliários, tal como desvalorizaram, agora estão a valorizar. O 'resort' teve condições para pagar 100 milhões de euros enquanto as condições eram muito difíceis", assinalou Vara.

"Vai ser vendido no mínimo pelo valor que a CGD lá colocou, mas atrevo-me a pensar que vai ser vendido acima desse valor", lançou o responsável durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao banco estatal.

Vara revelou que, antes da crise do 'subprime', iniciada nos Estados Unidos (EUA) em 2007 e que levou à crise financeira e económica recente, o financiamento ao empreendimento algarvio "estava a ser disputado por várias entidades".

E realçou: "As garantias superavam largamente o montante que estava a ser pedido à CGD".

O gestor apontou para um relatório da consultora KPMG que "dizia que Vale do Lobo valia mais de 400 milhões de euros", reforçando que a Deloitte confirmou esse valor.

"No primeiro ano o 'resort' vendeu 50 casas. Até 2013 pagou 100 milhões de euros à CGD. Foi um dossiê bem pensado, que nós fizemos questão que ficasse na CGD quando havia outros bancos interessados. Mas, com o 'subprime', a primeira coisa que se deixou de comprar foram casa de férias", sublinhou.

Já sobre o financiamento concedido à espanhola La Seda, Vara disse que "a CGD envolveu-se porque acreditava no projeto e no potencial para o país".

E assegurou que "aquela decisão [de conceder crédito] era racional senão não tinha sido aprovada".

Questionado sobre as razões que levaram a La Seda a falhar os compromissos com a CGD, Vara disse desconhecer as mesmas porque já não estava na CGD "há anos", mas voltou a apontar para a grave crise económica que se seguiu.

"Até fico estupefacto com a questão que me fez", atirou Vara dirigindo-se ao deputado do CDS João Almeida.

"O que aconteceu entre 2008 e 2010? Não se lembra do 'subprime', do Lehman Brothers, da AIG? Ó senhor deputado, francamente, caramba. Nessa altura eu estava no BCP e sei bem a falta de liquidez que havia. A culpa não foi da AIG, foi das circunstâncias que ocorreram. É muito fácil saber o resultado depois do jogo", vincou.

DN // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.