Governo adia para 16 de dezembro entrega de propostas vinculativas à compra da Caixa Seguros

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) -- O Ministério das Finanças adiou por um mês o prazo de entrega das propostas vinculativas à compra das seguradoras do Grupo CGD, agora com o limte de 16 de dezembro, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.

O adiamento deste prazo do processo de privatização do grupo segurador, que detém a Fidelidade, Multicare e Cares, e que tinha a data limite de 11 de novembro, é justificado pelo Governo com a "grande quantidade" de informação para análise e a "acrescida complexidade" do processo de alienação das companhias de seguros.

"A segunda fase destinada à preparação das propostas vinculativas implica um conhecimento aprofundado por parte dos oferentes acerca da realidade subjacente às empresas seguradoras, à atividade seguradora no mercado nacional e às possibilidades de desenvolvimento do negócio após a concretização da alienação", lê-se no documento.

No início de setembro, o Governo anunciou que a chinesa Fosun International Limited e a norte-americana Apollo Managment International LLP tinham passado à segunda fase do processo de venda das seguradoras e que até ao início de novembro tinham que apresentar propostas vinculativas e que terminado este período decorria a negociação durante um mês.

A venda da Caixa Seguros e Saúde estava prevista no memorando de entendimento assinado em 2011 entre Portugal e a 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), no âmbito do programa de apoio financeiro ao país.

A CGD vendeu já este ano o grupo HPP à brasileira Amil, por um saldo positivo de 40 milhões de euros, marcando assim o final da relação do Grupo CGD com o ramo da saúde.

VP (IM) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.