Trabalhos para reparar viaduto de Alcântara decorrem das 02:00 às 06:00

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) -- Os trabalhos da Câmara de Lisboa para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado hoje num pilar, vão decorrer entre as 02:00 e 06:00 de quinta-feira, informou o município.

Segundo o comunicado da autarquia, vão ser montados "dispositivos hidráulicos para elevar o tabuleiro com vista a colocar esta estrutura e o pilar na posição correta".

A intervenção não vai ter "qualquer impacto na circulação ferroviária", refere o município, lembrando que o trânsito mantém "fortes condicionamentos".

O trânsito na zona de Alcântara continuava pelas 17:00 condicionado devido à deslocação de um pilar do viaduto, que passa por cima das avenidas da Índia e Brasília, entre a Avenida de Ceuta e as Docas.

"O trânsito está um bocadinho mais condicionado, mas é normal que vá agravando ao fim do dia devido ao número de carros que vão passar no local com as saídas dos empregos", disse à Lusa fonte da Divisão de Trânsito da PSP.

A circulação de trânsito na avenida da Índia - artéria localizada por debaixo do viaduto de Alcântara -- foi interrompida hoje às 08:00.

"O trânsito está desviado. Não há carros a passar por debaixo do viaduto" através da avenida da Índia, referiu a PSP pelas 17:00, explicando que na avenida Brasília - artéria paralela à avenida da Índia e que também se localiza por debaixo do viaduto de Alcântara - o trânsito está a circular normalmente.

Além das perturbações no trânsito rodoviário, a circulação ferroviária na linha de Cascais entre Algés e Cais do Sodré foi interrompida às 08:00, tendo sido retomada às 11:00 nos dois sentidos, embora com uma limitação de 10 quilómetros/hora neste troço.

Pelas 17:00 de hoje, fonte da empresa Comboios de Portugal (CP) disse à Lusa que "a circulação continua a processar-se com redução de velocidade no troço de Alcântara até que a questão [do viaduto] esteja resolvida".

Apesar da redução de velocidade no troço Algés - Cais do Sodré, a circulação na linha ferroviária de Cascais "está a decorrer com regularidade", indicou a CP.

De acordo com o vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, "não há qualquer risco de colapso do viaduto" de Alcântara, apesar do desvio na infraestrutura.

O incidente estará relacionado "com o provável embate de um pesado durante a noite", referiu Manuel Salgado.

Em relação à intervenção a realizar no viaduto, o autarca disse ao final da manhã que "não é muito complexa", explicando que "é a montagem de umas torres e de uns macacos hidráulicos para levantarem o tabuleiro e encaixar na posição correta".

O vereador Salgado referiu ainda que foi feita uma inspeção ao viaduto no dia 13 de fevereiro, que é reafirmado no comunicado do município.

"O viaduto estava em boas condições. A sua estrutura foi reforçada em 2005", acrescentou.

SYSM/ROC // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.