Falhou a angariação de fundos para construção de memorial a David Bowie em Londres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 22 mar (Lusa) -- A angariação de fundos para a construção de uma estátua em memória de David Bowie, em Brixton, no sul de Londres, terminou hoje "sem ter alcançado o objetivo" pretendido, anunciaram os organizadores, o coletivo This Ain't Rock'n'Roll.

A campanha foi lançada no passado dia 21 de fevereiro, por um grupo de artistas e admiradores de Bowie, com o objetivo de angariar verbas para cobrir os custos da construção do monumento "ZiggyZag".

O coletivo projetava construir uma estátua em forma de relâmpago, de cor vermelha e metálica, de evocação ao álbum "Aladdin Sane", lançado pelo músico, em 1973.

Com um objetivo de cerca de 1,14 milhões de euros, a campanha angariou somente 57.600 euros, o que inviabilizou a construção da estátua.

Os organizadores afirmaram hoje que vão apresentar uma nova proposta para que a construção do monumento seja mais rápida, e menos dispendiosa.

David Bowie morreu a 08 de janeiro de 2015 e, um ano depois, várias iniciativas assinalaram o legado cultural do cantor.

No caso português, o músico David Fonseca homenageou David Bowie com o lançamento do álbum "Bowie70", em que reuniu canções do criador de Ziggy Stardust, com arranjos novos e cuja interpretação ficou a cargo de artistas como Rita Redshoes, Camané, António Zambujo e Rui Reininho, entre outros.

Um novo disco de David Bowie, gravado ao vivo em 1973, está também previsto ser lançado durante o Record Store Day (o dia das lojas de discos), que se assinala a 22 de abril.

O novo álbum conta com registos de canções de David Bowie nunca antes editadas em CD.

David Bowie foi distinguido este ano, a título póstumo, com quatro prémios de música Grammy, nas categorias de melhor atuação rock, melhor álbum de música alternativa, melhor design de capa de disco e melhor álbum de música não clássica.

Tornou-se também no primeiro artista a ganhar, a título póstumo, os Brit Awards, tendo vencido nas duas categorias para as quais estava indicado: artista britânico e melhor álbum, por "Blackstar".

BZF/MAG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.