Frente Comum defende greves para repor horário de 35 horas na Função Pública

Frente Comum defende greves para repor horário de 35 horas na Função Pública
| Política
Porto Canal

A coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública disse hoje não compreender a aprovação pelo Tribunal Constitucional do alargamento do horário de trabalho, alegando que o valor dos salários será reduzido e apelou para a realização de greves.

"Não percebemos como é que não é inconstitucional uma norma que reduz o vencimento aos trabalhadores", afirmou à Lusa Ana Avoila, considerando que, "quando se aumenta o horário de trabalho, o valor/hora reduz e os salários ficam muito mais baixos".

Lembrando que a determinação das 35 horas de trabalho por semana na Função Pública implicou "uma luta dos trabalhadores no sentido do desenvolvimento das relações de trabalho", a sindicalista assegurou que a intenção é repor esse horário.

"A aplicação das 40 horas na Função Pública veio trazer imensos prejuízos para todos os trabalhadores, que tinham a sua vida constituída num sentido e muitos tiveram de pagar mais uma hora para poder ter os filhos nos infantários e nos ATL", disse Ana Avoila, considerando que a decisão do Governo "veio desregular a vida das pessoas que veem reduzir os seus salários e aumentar os seus níveis de esforço".

Para repor a situação, cuja constitucionalidade foi aprovada na segunda-feira pelo Tribunal Constitucional, Ana Avoila defendeu ser preciso apelar para a realização de greves.

"É com greves com certeza que se vai fazer a luta dos horários de trabalho, isso não tenho dúvidas. Os trabalhadores não se vão conformar com decisões desta natureza", afirmou, sublinhando que "são as pessoas que têm efetivamente condições de mudar".

O Tribunal Constitucional decidiu, por sete votos contra seis, incluindo o do presidente (contra), Joaquim de Sousa Ribeiro, não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública.

A declaração de inconstitucionalidade tinha sido pedida por deputados dos partidos da oposição e o acórdão (n.º 794) foi publicado na segunda-feira à noite na página oficial do Tribunal Constitucional na Internet.

Em causa estava designadamente o estabelecimento do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas em oito horas por dia e quarenta horas por semana, diploma aprovado no parlamento pela maioria PSD/CDS-PP com os votos contra de toda a oposição e promulgado pelo Presidente da República a 22 de agosto.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".