Alemanha indemniza condenados por homossexualidade após II Guerra Mundial

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 22 mar (Lusa) -- A Alemanha abriu o caminho hoje para a indemnização de cerca de 50 mil homens condenados por serem homossexuais com base numa lei, agravada pelos nazis, que permaneceu em vigor durante muito tempo após a II Guerra Mundial.

"A indemnização dos homens, que foram levados a tribunal por causa da sua homossexualidade, deveria ter sido feita há muito tempo", disse o ministro da Justiça alemão, Heiko Maas, na sequência da adoção de um projeto de lei no Conselho de Ministros.

"Eles foram perseguidos, punidos e insultados pelo Governo alemão em razão do seu amor por outros homens", disse o ministro social-democrata.

Heiko Maas teve de lutar muito dentro do Governo de coligação, nomeadamente com o partido mais conservador da chanceler Angela Merkel, para impor o seu texto e após vários meses de negociações.

O projeto de lei ainda terá de ser aprovado pelo Parlamento alemão.

Esta proposta de lei prevê 3.000 euros de compensação pela condenação e 1.500 euros por cada ano de detenção destes homens.

Além disso, o Governo vai financiar, em até 500.000 euros por ano, uma fundação especializada para trabalhar a memória desta questão.

O ministro da Justiça alemão disse que "os homossexuais condenados não podem viver com este estigma", que os perseguem e "destrói os seus percursos profissionais e as suas vidas".

A iniciativa alemã surge alguns meses depois do anúncio de uma lei parecida para os homossexuais condenados na Inglaterra, no País de Gales e Escócia.

Durante 122 anos, de 1872 até à sua revogação, em 1994, o artigo 175 do Código Penal alemão punia com prisão "os atos sexuais contra a natureza (...), entre pessoas do sexo masculino ou entre homens e animais".

A severidade da lei foi agravada em 1935, por uma emenda do Governo nazi, que previa até 10 anos de trabalhos forçados. Mais de 42 mil homens sob a administração nazi foram enviados para a prisão ou para alguns campos de concentração.

O artigo 175 foi mantido após a guerra, conservando-se ao longo de décadas como a única sobrevivência legal da perseguição nazista, e levando a 50.000 novas prisões na Alemanha ocidental.

CSR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.