"Não há qualquer risco de colapso do viaduto" de Alcântara - vereador do Urbanismo

"Não há qualquer risco de colapso do viaduto" de Alcântara - vereador do Urbanismo
| País
Porto Canal com Lusa

O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, afirmou hoje que "não há qualquer risco de colapso do viaduto" de Alcântara, apesar do desvio num pilar ocorrido esta noite.

De acordo com Manuel Salgado, a deslocação do pilar estará relacionado "com o provável embate de um pesado durante a noite".

A circulação ferroviária na Linha de Cascais entre Algés e Cais do Sodré foi retomada às 11:00 nos dois sentidos, embora com uma limitação de 10 quilómetros/hora neste troço, disse fonte da Câmara de Lisboa.

A ligação ferroviária entre Algés e o Cais do Sodré esteve cortada desde as 08:00, devido ao perímetro de segurança montado no local.

Em declarações aos jornalistas no local, o vereador da Proteção Civil, Carlos Castro, referiu, cerca das 09:40, que estava a ser feita uma avaliação técnica do viaduto, após ter ocorrido uma "deslocação da estrutura".

O acompanhamento da circulação rodoviária está a ser feito "quer pela equipa da Divisão de Trânsito da Polícia Municipal, quer pela Divisão de Trânsito da PSP", indicou o vereador da Segurança e da Proteção Civil da Câmara de Lisboa.

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa informou que o trânsito em Alcântara e a circulação ferroviária foram interrompidos às 08:00 devido ao desvio na infraestrutura, que passa por cima das avenidas Brasília e da Índia, entre a Avenida de Ceuta e as Docas.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.