Japão proibe importação de carne de frango de fábrica no Brasil sob investigação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 22 mar (Lusa) -- O Japão proibiu a entrada de carne de frango proveniente da fábrica de produção no Brasil que está na origem do escândalo de adulteração de carne detetado naquele país, confirmou hoje o Ministério da Agricultura nipónico.

A restrição afeta apenas a carne que chega ao Japão proveniente de uma das 21 fábricas que estão a ser investigadas no âmbito do caso que envolve uma rede de subornos integrada por agentes públicos e gestores empresariais que adulteravam carnes caducadas e as reintroduziam nos mercados locais e internacionais.

O Japão proibiu também a entrada de quaisquer produtos do mesmo produtor, como o mel, enquanto está a estudar a adoção de outras medidas, indicou o ministério.

Quase 75% da importação de carne pelo Japão em 2015, cerca de 430 mil toneladas, foi proveniente do Brasil, indicou hoje o ministro porta-voz do executivo nipónico, Yoshihide Suga, numa conferência de imprensa.

Daquela quantidade, 8.900 toneladas foram provenientes da única instalação afetada pelo escândalo que exporta para o Japão, pelo que o Governo japonês considera que o caso "não terá um impacto direto" no país asiático.

Tóquio está, não obstante, a considerar o endurecimento das restrições para garantir a segurança alimentar.

Hong Kong, China, União Europeia e Chile figuram entre os países e regiões que proibiram as importações de carne do Brasil.

A polícia brasileira descobriu na semana passada que várias das principais empresas de carne do país, com a cumplicidade de agentes públicos e gestores empresariais, "maquilharam" com produtos químicos carnes que estavam em mau estado e não cumpriam os requisitos para exportação.

O Governo brasileiro atribuiu na passada terça-feira as irregularidades a um delito de corrupção -- a certificação de produtos adulterados foi obtida através de subornos -- e não a um problema de saúde pública ou falta de controlo sanitário.

APL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.