Estado perdeu 235 milhões de euros em água não cobrada em 2015

| País
Porto Canal (AYR)

No ano de 2015, o Estado perdeu 235 milhões de euros em água não cobrada aos municípios avança, esta quarta-feira, a associação ambientalista ZERO.

Segundo a associação ambientalista ZERO, entre a água que é distribuída gratuitamente e as fugas por ruturas ou mau uso, o consumo ultrapassa os 30% do total envolvido no abastecimento público.

Tal consumo representa uma verba de 235 milhões de euros, que deixam de ser cobrados pelos municípios.

Estes números fazem parte do relatório de 2016, que se refere ao ano de 2015, sobre os serviços de água e resíduos do país, disponibilizado pela Entidade Reguladora de Água e Resíduos (ERSAR).

Neste relatório foram analisadas 256 entidades, entre elas municípios e empresas privadas ou públicas, sendo que 171 demonstraram uma “gestão física e económica” insatisfatória, apresentando “valores de água não faturada entre os 30 e os 70%”.

Para além deste problema, a associação ZERO alerta para o facto de mais de 700 mil alojamentos no país não estarem ligados à rede.

+ notícias: País

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).