Proibição dos EUA de aparelhos eletrónicos em aviões responde a ameaça 'jihadista'

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 22 mar (Lusa) -- A proibição de computadores portáteis e outros dispositivos eletrónicos na bagagem de cabina em voos diretos procedentes de oito países de maioria muçulmana imposta pelos EUA é resposta a uma ameaça do Estado Islâmico, segundo a imprensa norte-americana.

Washington declinou facultar explicações sobre a medida imposta na terça-feira, mas o jornal New York Times, que cita altos funcionários norte-americanos ligados à luta antiterrorismo, atribui-a à ameaça de uma bomba que supostamente seria escondida nos aparelhos eletrónicos ou nas baterias dos computadores portáteis.

A informação contradiz outras versões de fontes da administração norte-americana que negaram desconhecer se a proibição tem por base qualquer ameaça concreta ou risco de um ataque terrorista iminente contra o país.

Segundo a cadeia televisiva ABC, a Casa Branca considera essa ameaça "fundamentada" e "credível".

Além dos computadores portáteis, 'tablets', câmaras, leitores de DVD e consolas de videojogos também estão proibidos na cabina dos aviões, pelo que têm que ser despachados na bagagem de porão, escapando ao bloqueio os telemóveis.

A proibição vai afetar 50 voos diários com destino aos Estados Unidos procedentes de dez aeroportos internacionais em oito países: Jordânia, Kuwait, Egipto, Turquia, Arábia Saudita, Marrocos, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

As nove companhias aéreas afetadas, todas estrangeiras, dado que nenhuma transportadora norte-americana oferece voos diretos a partir dos aeroportos visados pela medida são: Royal Jordanian, EgyptAir, Turkish Airlines, Saudi Arabian Airlines, Kuwait Airways, Royal Air Moroc, Qatar Airways, Emirates e Etihad Airways.

A administração norte-americana deu a todas as companhias aéreas um prazo de 96 horas para notificarem os seus passageiros.

O Reino Unido juntou-se, no mesmo dia, aos Estados Unidos na proibição de computadores na cabina dos aviões.

A medida, no caso do Reino Unido, diz respeito aos voos diretos procedentes da Turquia, Líbano, Jordânia, Egipto, Tunísia e Arábia Saudita.

A medida anunciada por Downing Street afeta seis companhias aéreas britânicas (British Airways, EasyJet, Jet2.com, Monarch, Thomas Cook e Thomson) e oito estrangeiras (Turkish Airlines, Pegasus Airways, Atlas-Global Airlines, Middle East Airlines, Egyptair, Royal Jordanian, Tunis Air e Saudia).

"Cada um tomou a sua própria decisão", referiu Downing Street ao ser questionado sobre as diferenças entre o bloqueio norte-americano e o britânico.

DM (NVI) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.