Casa Branca confirma que Donald Trump vai assistir à cimeira da NATO em maio

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 22 mar (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai participar na sua primeira cimeira de líderes da NATO marcada para 25 de maio, em Bruxelas, confirmou na noite de terça-feira a Casa Branca em comunicado.

"O Presidente está ansioso por se encontrar com os seus parceiros da NATO para reafirmar o nosso forte compromisso para com a NATO, e discutir questões fundamentais para a aliança, em particular a partilha de responsabilidade entre aliados e o papel da NATO na luta contra o terrorismo", afirmou a Casa Branca em comunicado.

Uma porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte tinha anunciado também na terça-feira que o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, vai viajar para Washington em abril, ou seja, antes da cimeira em Bruxelas, para aquele que vai ser o primeiro encontro com Donald Trump.

A Casa Branca indicou que esse encontro, marcado para 12 de abril, constitui uma oportunidade para Trump e Stoltenberg"falarem sobre como fortalecer a aliança para lidar com os desafios à segurança nacional e internacional".

Segundo um porta-voz da NATO, na cimeira de maio em Bruxelas, os líderes dos Estados-membros vão discutir o "papel da aliança na luta contra o terrorismo, a importância do aumento dos gastos com a defesa e uma repartição mais justa dos encargos".

A administração de Donald Trump tem repetidamente pressionado os aliados a cumprir a promessa de gastar 2% do Produto Interno Bruto em defesa até 2024.

Donald Trump causou preocupação na Europa quando afirmou, durante a campanha presidencial nos Estados Unidos, que a NATO era uma organização "obsoleta" que não conseguiu enfrentar o desafio colocado pelos grupos terroristas islâmicos.

DM (MSE) // DM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.