Secretário da Defesa dos EUA assegura que vínculo com NATO está a ser reforçado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 22 mar (Lusa) -- O secretário da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, assegurou terça-feira que o vínculo com a NATO "está a ser reforçado", apesar da postura do Governo do Presidente norte-americana, Donald Trump.

James Mattis falava ao lado do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg que se encontra em Washington para participar numa conferência sobre a luta contra o 'jihadismo'.

"Temos uma forte ligação transatlântica e está a ficar mais forte. Os relacionamentos não são sempre os mesmos, estão sempre a mudar, e no nosso caso, a relação está a ficar mais forte", disse, antes do encontro com o secretário-geral da NATO.

"Acho que todos entendemos que, num momento de instabilidade e incerteza, a necessidade de instituições como a NATO é maior e, portanto, temos de nos adaptar e fortalecer a NATO para enfrentar os desafios", acrescentou o secretário-geral da NATO.

Nem James Mattis, nem Jens Stoltenberg quiseram valorizar o anúncio de que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, não vai participar na próxima reunião ministerial da NATO em abril em Bruxelas para viajar para a Rússia.

A decisão é vista como um novo gesto de distanciamento da NATO do Governo de Donald Trump, apesar de o Presidente ter suavizado as críticas à organização desde que tomou posse.

A reunião ministerial da NATO vai realizar-se a 05 e 06 de abril e é muito pouco habitual que um secretário de Estado dos Estados Unidos falte ao encontro, algo que apenas ocorreu duas vezes nas últimas décadas e que não acontecia desde 2003, quando Colin Powell cancelou a sua participação devido à guerra no Iraque.

O secretário-geral da NATO confirmou hoje que se vai reunir com o Presidente dos Estados Unidos na Casa Branca a 12 de abril pela primeira vez desde que Donald Trump tomou posse.

MSE // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.