Justiça francesa pede arquivamento de processo de abusos na República Centro Africana

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 21 mar (Lusa) -- O Ministério Público de Paris pediu o arquivamento do inquérito sobre as acusações feitas por crianças contra soldados franceses na operação de manutenção de paz na República Centro Africana em 2013 e 2014, disseram hoje fontes judiciais.

Cabe agora ao tribunal ordenar a instrução de um processo ou confirmar o arquivamento, a hipótese mais provável porque nenhuma acusação foi proferida.

Aquelas acusações abalaram as forças de defesa francesas, presentes na República Centro Africana para restaurar a segurança após meses de violência entre rebeldes e milícias.

Para o Ministério Público, não se pode confirmar que nenhum abuso foi cometido contra aqueles menores, mas os elementos recolhidos e os testemunhos não permitem estabelecer fatos detalhados e fundamentados contra os militares envolvidos neste caso.

O caso foi revelado em abril de 2015, quando o jornal britânico "The Guardian" divulgou um relatório interno da ONU a relatar a audiência a seis crianças entre os nove e os 13 anos, que denunciaram abusos sexuais cometidos por soldados em troca de rações alimentares.

MSE // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.