Autores de vários países em livro que reverte para causa da paralisia cerebral

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 mar (Lusa) - Autores de vários países juntaram-se para lançar "Crónicas do Bar dos Canalhas", obra coordenada por Eduardo Águaboa cujos direitos de autor revertem a favor da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), indicou hoje a instituição.

O livro, que reúne textos que chegam de destinos como Lisboa, Luanda, Benguela, São Paulo, Paris, Bombaim, Atenas, Luxemburgo, Dusseldorf, Stade ou Bahia, é apresentado sexta-feira pelas 21:00 na Villa Urbana, um equipamento da APPC que junta várias valências em Valbom, concelho de Gondomar, distrito do Porto.

"Ficamos muito satisfeitos com todas as iniciativas e com esta em particular também. É uma forma da APPC ter ligação à sociedade e divulgar a sua causa e a área da deficiência. É também uma forma de prosseguirmos os nossos projetos", refere o presidente da APPC, João Cottim Oliveira.

Já o coordenador da obra, Eduardo Águaboa, contou que já realizou outras obras cujos direitos foram para organizações de solidariedade, justificando que as causas o "apaixonam": "E não foi difícil reunir os amigos, escolher um tema, e traçar este objetivo. Foi divertido e a causa é nobre", apontou.

Sobre "Crónicas do Bar dos Canalhas", o jornalista Nuno Saraiva Santos avisa no prefácio que não se deve esperar "encontrar um travão nas palavras, despidas de preconceitos, provocadoras e muitas vezes a aguçar pensamentos mais, digamos, palpitantes".

A obra é descrita como uma "montanha russa de emoções (?) sobre o que somos, sobre a vida e os seus efémeros momentos de felicidade que a podem tornar tão aparentemente, ou não curta.

"Mas é lá [no Bar dos Canalhas] que há sempre lugar para a solidariedade", termina.

Na sexta-feira a apresentação do livro contará com um momento musical pela banda "appSound" da APPC, instituição que disponibiliza várias valências ligadas à deficiência, incluindo residências que visam a autonomia das pessoas com paralisia cerebral.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.