Moçambique em novo 'default' ao falhar prestação de 120 milhões da Proindicus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 21 mar (Lusa) - A empresa pública moçambicana Proindicus falhou hoje o pagamento de uma prestação de 119,2 milhões de dólares do empréstimo de 622 milhões, fazendo Moçambique cair novamente em incumprimento financeiro, confirmou o porta-voz das Finanças, Rogério Nkono.

O Ministério das Finanças de Moçambique cumpriu o que tinha avisado em janeiro, quando optou por não pagar os quase 60 milhões de dólares relativamente ao pagamento da prestação deste ano dos títulos de dívida soberana no valor de 726,5 milhões de dólares, emitidos em abril do ano passado.

"Não é uma grande surpresa, é a confirmação do que já aconteceu em janeiro", comentou à Lusa o economista-chefe da consultora Eaglestone, antecipando que "não deve haver dados concretos até à divulgação do relatório da Kroll" sobre os empréstimos contraídos de forma secreta nos últimos anos.

O empréstimo à Proindicus foi organizado pela filial londrina do Credit Suisse no total de 622 milhões de dólares, 597,1 milhões dos quais estão ainda por pagar, de acordo com o documento do Ministério das Finanças disponibilizado em novembro do ano passado.

O empréstimo, com maturidade em março de 2021, implica o pagamento de uma prestação de 119,4 milhões de dólares a 21 de março de todos os anos até esse ano, e foi desenhado juridicamente pelos escritórios Clifford Chance LLP e CGA -- Couto, Graça e Associados.

O empréstimo da Proindicus, à semelhança do que acontece com o da Mozambique Asset Management, foi contraídos em 2013 e 2014 sem entrar nas contas públicas e sem terem sido informados aos doadores internacionais, que no seguimento da descoberta destes empréstimos avalizados pelo Estado, cortaram a ajuda financeira.

MBA/PMA // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.