Passos Coelhos recebe reitores das universidades após anúncio de corte de relações

Passos Coelhos recebe reitores das universidades após anúncio de corte de relações
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro recebe hoje representantes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), uma semana depois de a entidade ter anunciado o corte de relações institucionais com Passos Coelho e de o seu presidente se ter demitido.

Na reunião, que decorre na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, participará o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que, na segunda-feira, em Bruxelas, revelou abertura para encontrar soluções.

Há uma semana, em Braga, o CRUP anunciou o corte de relações com o Governo, na sequência das negociações sobre as dotações do Orçamento do Estado para 2014 e sobre a reestruturação da rede do ensino superior.

No mesmo dia, o presidente do CRUP, António Rendas, anunciou a demissão do cargo, face à "generalizada falta de diálogo" e à "quebra de compromissos" por parte do Governo.

Horas depois, o Ministério da Educação e Ciência indicou, em comunicado, que o Governo assegurava "disponibilidade para ajudar" a garantir "o bom funcionamento" das universidades no próximo ano, muito embora reconhecesse que teve de tomar medidas orçamentais adicionais que afetam as instituições do ensino superior.

Na nota, o ministério adiantou que "manteve um longo diálogo com o CRUP" durante a preparação do Orçamento do Estado, assegurando que "o impacto" das medidas orçamentais adicionais "será modulado" durante a execução orçamental.

A tutela assinalou, também, que continua empenhada na reforma da rede de ensino superior, revelando incompreensão por "qualquer abandono do processo de trabalho conjunto".

Os reitores das universidades queixam-se de um corte injustificável de cerca de 30 milhões de euros no orçamento global das instituições para o próximo ano e de limitações à contratação de pessoal, nomeadamente docente, que, a seu ver, põem em causa o funcionamento das instituições.

Em audiência parlamentar, a 05 de novembro, o CRUP alertou para o limite financeiro das universidades e pediu flexibilidade para aumentar receitas próprias, de modo as instituições poderem manter o seu funcionamento com qualidade.

Dias antes do anúncio do corte de relações do CRUP com o Governo e da demissão do presidente do organismo, o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, assegurou que as universidades e os politécnicos vão ter "mais flexibilidade" para contratar pessoal do que estava inicialmente previsto no Orçamento do Estado, sem esclarecer de que forma tal será feito.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.