Museu de Arte Antiga exibe pintura de Canaletto sobre Canal Grande de Veneza

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar (Lusa) - A pintura "O Canal Grande a partir do Campo San Vio", de Canaletto (1697-1768), proveniente do Museu de Arte do Luxemburgo, vai ser exibida no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, a partir de quarta-feira.

De acordo com o MNAA, a obra vai ser exibida no âmbito do ciclo "Obra Convidada", dentro da programação anual do museu.

A pintura, cuja inauguração está marcada para as 18:00 de quarta-feira, representa uma vista do Canal Grande a partir do Campo San Vio, um dos ângulos de Veneza preferidos de Giovanni Antonio Canal, conhecido por Il Canaletto.

De acordo com o museu, o artista criou mais de uma dezena de pinturas a partir desta mesma perspetiva do Canal Grande.

Nascido em Veneza, a 07 de outubro de 1697 e falecido a 19 de abril de 1768, Canaletto foi considerado o maior dos artistas venezianos do seu tempo.

Destacou-se por combinar a representação exata da cidade, modelada pela sua luz particular, com a agitação urbana do movimento dos barcos e dos grupos de figuras, captada com pinceladas precisas e rápidas.

Iniciado em 2013, com uma obra de Lucas Cranach, o Velho (1472-1553), vinda do The Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, o ciclo de exposições, designado por "Obra Convidada", tem vindo a apresentar, no MNAA, algumas obras de arte de grandes museus nacionais e estrangeiros.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, em pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".