Cinco tigres encontrados num congelador no Vietname

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Hanói, 21 mar (Lusa) - Cinco tigres esventrados foram descobertos num congelador no Vietname, noticiou hoje um jornal oficial da província de Nghe An (centro) num país considerado uma placa giratória para o tráfico de animais selvagens.

Os cinco tigres congelados, com a pele intacta, foram descobertos na segunda-feira, segundo o mesmo jornal.

Trata-se de tigres da Indochina, segundo a agência vietnamita AVI.

A polícia, que está a investigar o caso, escusou-se a fazer comentários.

Os órgãos e os ossos dos tigres são utilizados na medicina tradicional no Vietname.

Os ossos de tigre são muitas vezes fervidos e misturados com álcool de arroz para confecionar uma mistura que alegadamente trata a artrose e dá força.

A procura local alimenta o tráfico ilegal, que usa também o marfim e o corno de rinoceronte.

O Vietname serve igualmente de ponto de passagem para o tráfico de animais selvagens com destino à Ásia, incluindo a China.

Segundo as organizações de defesa do ambiente, o Vietname é um dos piores países para o tráfico de espécies ameaçadas, acusação refutada pelo país.

O príncipe William lançou em novembro um alerta ao Vietname sobre a extinção de animais selvagens e apelou ao fim do tráfico, numa conferência internacional em Hanói.

FPA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.