Taiwan avança com construção de submarinos e navios face à ameaça da China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Taipé, 21 mar (Lusa) -- Taiwan lançou hoje um projeto de conceção e construção de submarinos e navios de guerra numa cerimónia realizada na base naval de Tsoying, no sul da ilha, que contou com a Presidente Tsai Ing-wen.

Tsai presenciou a assinatura de um acordo de cooperação entre a Marinha, os estaleiros CSBC e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan para o desenvolvimento e construção de submarinos e navios militares.

O projeto de construção de submarinos coincide com uma crescente retórica intimidatória por parte da China, tanto na frente política, para conseguir a união e combater a independência, como na militar, com o envio de barcos e aviões para as proximidades da ilha.

Segundo um relatório do Ministério da Defesa, apresentado na quinta-feira no Parlamento, Taiwan planeia aumentar os seus gastos em Defesa, adquirir equipamentos bélicos avançados aos Estados Unidos e intensificar o desenvolvimento de aviões, mísseis, submarinos e navios militares.

O desenvolvimento da sua própria frota de submarinos é um ponto importante na política de Defesa da Presidente Tsai face à recusa por parte dos principais fabricantes mundiais de submergíveis em vendê-los à Formosa devido à oposição chinesa.

A Presidente taiwanesa quer aliar o desenvolvimento de armas ao avanço tecnológico de Taiwan, por via da cooperação com o setor privado, e também promover a criação de empregos.

Atualmente, Taiwan dispõe de dois submarinos norte-americanos, relíquias da II Guerra Mundial, e de outros dois holandeses construídos no início da década de 1980.

Os Estados Unidos manifestaram há uns anos disponibilidade para cooperar no fornecimento de submarinos a Taiwan, mas o plano não saiu do papel devido a restrições aos fundos taiwaneses disponíveis, problemas técnicos e à pressão exercida por Pequim.

Taiwan espera contar com transferência de tecnologia norte-americana para o seu programa de desenvolvimento dos submarinos e navios militares, já que Washington é o principal fornecedor de equipamentos bélicos à ilha.

DM // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.