AOFA critica "aumentos desproporcionados" nos centros sociais do IASFA

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 mar (Lusa) - A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) criticou hoje os aumentos das mensalidades pagas pelos utentes dos centros sociais do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) e reclamou a demissão da direção.

Em comunicado, o presidente da AOFA criticou o "aumento desproporcionado" do valor das mensalidades em três centros sociais, Oeiras, Porto e Runa (Torres Vedras) decidido através de deliberação da direção do IASFA, publicada na página daquele instituto na Internet.

Segundo o presidente da AOFA, António Mota, cerca de 130 residentes do Centro de Ação Social de Oeiras estão a solicitar ao presidente do IASFA, tenente-general Xavier Matias, que reveja os valores em causa, considerando que são "injustos e desproporcionados".

A deliberação estabelece uma atualização das mensalidades para as Estruturas Residenciais para idosos localizadas em Oeiras, Porto e Runa (Torres Vedras), que entraram em vigor a 1 de março para os novos contratos.

As mensalidades pagas pelos residentes atuais serão atualizadas em duas fases até convergirem com os novos valores, a primeira em julho próximo e a segunda em janeiro de 2018, segundo a deliberação, assinada pelo presidente do Conselho Diretivo do IASFA, tenente-general Xavier Matias.

Em comunicado, a Associação de Oficiais das Forças Armadas refere que as mensalidades já tinham sido aumentadas há dois anos e que, somando esse aumento ao agora previsto, a atualização será de 40%.

"Quem recebe uma pensão de 700 euros não vai poder pagar uma cama de 800", assinalou, em declarações à Lusa, o porta-voz da AOFA, Tasso de Figueiredo.

Para a AOFA, aqueles aumentos constituem um "encapotado processo de `despejo´" dos residentes idosos, já que a "esmagadora maioria" dos utentes "vive de parcas pensões" e não os conseguirão suportar.

O coronel Tasso de Figueiredo adiantou que 132 residentes do centro de Oeiras escreveram à direção do IASFA a solicitar a revisão dos valores.

Admitindo que o IASFA "está numa situação de dificuldade financeira", Tasso de Figueiredo frisou que "os beneficiários não devem ser responsabilizados por isso já que pagaram durante a sua vida para ter direito" àquele apoio.

A AOFA reclamou a intervenção do ministério da Defesa Nacional, afirmando que a situação "é demasiado grave para que quem detém conhecimento e responsabilidade máxima sobre o seu funcionamento se mantenha paciente, sossegada e de forma cúmplice, silencioso, como se nada se passasse".

"Os militares e seus familiares não merecem forma de tratamento diferente e mais gravosa do que os restantes concidadãos", afirmou a AOFA, reclamando que a direção do IASFA seja "destituída e substituída".

SF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.