Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Brexit: "Deste lado, está tudo a postos"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 20 mar (Lusa) -- A Comissão Europeia confirmou hoje ter sido informada por Londres de que a notificação para a saída do Reino Unido da UE chegará em 29 de março e sublinhou que, em Bruxelas, "está tudo a postos" para as negociações.

"Sim, fomos informados com antecedência (da data da ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa). Estamos prontos para começar as negociações, estamos à espera da carta, que agora sabemos que chegará no dia 29. E sim, deste lado tudo a postos", afirmou o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária da Comissão.

Questionado sobre o procedimento, o porta-voz apontou que "o primeiro passo após a notificação será a adoção de diretrizes pelo Conselho Europeu", que pode ser considerada "a reação política", e que terá lugar numa cimeira a ser convocada por Donald Tusk.

"A Comissão Europeia irá então imediatamente adotar uma recomendação para abrir as negociações", o que representará "o mandato legal", após o qual "o Conselho autorizará a abertura das negociações e adotará formalmente o mandato para o negociador da União Europeia, Michel Barnier".

O embaixador britânico para a UE, Tim Barrow, confirmou hoje que a notificação do governo britânico para a saída do Reino Unido da União Europeia - determinada num referendo realizado em 23 de junho do ano passado - será feita em 29 de março, com a entrega de uma carta em Bruxelas.

ACC/IG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Pelo menos 235 mortos em ataque a mesquita no Egito

Pelo menos 235 pessoas morreram no atentado de hoje contra uma mesquita no norte da península do Sinai, no Egito, segundo um novo balanço.

Sentença de Oscar Pistorius agravada de seis para 13 anos de prisão

A sentença do atleta Oscar Pistorius foi hoje aumentada de seis para 13 anos e cinco meses de cadeia, decidiu o Tribunal Supremo de Apelação da África do Sul.

Estação Oxford Circus, em Londres, reaberta após alerta de segurança, incidente encerrado

Londres, 24 nov (Lusa) -- A estação de metro de Oxford Circus, em Londres, encerrada hoje após um alerta de segurança e relatos de "tiros disparados", foi reaberta à circulação, informou a polícia dos transportes da capital britânica, que deu o incidente como encerrado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS