Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Governo britânico avança com notificação do Brexit a 29 de março

Governo britânico avança com notificação do Brexit a 29 de março
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A notificação do Governo britânico para a saída do Reino Unido da União Europeia será feita na quarta-feira, dia 29 de março, foi confirmado oficialmente esta segunda-feira.

A confirmação da data foi feita após o embaixador britânico para a UE, Tim Barrow, ter avisado o gabinete do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de que uma carta seria entregue na quarta-feira da próxima semana.

A primeira-ministra, Theresa May, tinha-se comprometido, no congresso do partido Conservador em outubro do ano passado, a ativar o Artigo 50 até ao final de março mas até agora o governo tinha recusado apontar uma data específica.

O ato decorre do resultado do referendo de 23 de junho de 2016, quando 52% dos eleitores votaram pela saída do país da UE, derrotando o 48% que preferiam a permanência.

"Em junho passado, a população do Reino Unido tomou a histórica decisão de deixar a UE. Na quarta-feira da próxima semana, o governo vai concretizar essa decisão e iniciar formalmente o processo ao ativar o Artigo 50", afirmou o ministro para a Saída da União Europeia, David Davis, num comunicado.

O responsável considera que se seguem as mais importantes negociações para o país no espaço de uma geração.

"O governo é claro no seu objetivo: um acordo que funcione para cada nação e região do Reino Unido e também para todas na Europa - uma parceria nova, positiva entre o Reino Unido e os nossos amigos e aliados na União Europeia", vincou.

Theresa May deverá dar conta do ato no parlamento no mesmo dia, já que às quartas-feiras está presente na Câmara dos Comuns para a sessão semanal de respostas aos deputados.

+ notícias: Mundo

Merkel avisa britânicos de que não terão os mesmo direitos dos países da UE

A chanceler alemã Angela Merkel advertiu hoje os britânicos de que não podem esperar ter os mesmo direitos que os países membros da União Europeia após a sua saída do bloco comunitário.

Após 100 dias de Trump, mais de metade dos aliados da NATO continua sem embaixador dos EUA

Cem dias depois de Donald Trump ter chegado à Casa Branca, os Estados Unidos continuam sem nomear embaixadores em várias dezenas de países, incluindo em mais de metade dos aliados da NATO, como é o caso de Portugal.

Turquia bloqueia acessos da internet à Wikipédia

Istambul, 29 abr (Lusa) -- A Turquia bloqueou hoje todos os acessos da internet à enciclopédia 'online' Wikipédia, anunciou um organismo que vigia as censuras digitais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

Imperdíveis

Poseidon a bordo do Bacalhoeiro,...