Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Governo britânico avança com notificação do Brexit a 29 de março

Governo britânico avança com notificação do Brexit a 29 de março
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A notificação do Governo britânico para a saída do Reino Unido da União Europeia será feita na quarta-feira, dia 29 de março, foi confirmado oficialmente esta segunda-feira.

A confirmação da data foi feita após o embaixador britânico para a UE, Tim Barrow, ter avisado o gabinete do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de que uma carta seria entregue na quarta-feira da próxima semana.

A primeira-ministra, Theresa May, tinha-se comprometido, no congresso do partido Conservador em outubro do ano passado, a ativar o Artigo 50 até ao final de março mas até agora o governo tinha recusado apontar uma data específica.

O ato decorre do resultado do referendo de 23 de junho de 2016, quando 52% dos eleitores votaram pela saída do país da UE, derrotando o 48% que preferiam a permanência.

"Em junho passado, a população do Reino Unido tomou a histórica decisão de deixar a UE. Na quarta-feira da próxima semana, o governo vai concretizar essa decisão e iniciar formalmente o processo ao ativar o Artigo 50", afirmou o ministro para a Saída da União Europeia, David Davis, num comunicado.

O responsável considera que se seguem as mais importantes negociações para o país no espaço de uma geração.

"O governo é claro no seu objetivo: um acordo que funcione para cada nação e região do Reino Unido e também para todas na Europa - uma parceria nova, positiva entre o Reino Unido e os nossos amigos e aliados na União Europeia", vincou.

Theresa May deverá dar conta do ato no parlamento no mesmo dia, já que às quartas-feiras está presente na Câmara dos Comuns para a sessão semanal de respostas aos deputados.

+ notícias: Mundo

Juncker diz que paragem do processo do Brexit depende dos britânicos

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse hoje que depende do Parlamento e povo britânicos a decisão sobre uma eventual interrupção do processo do 'Brexit'.

Pelo menos quatro mortos e sete feridos em colisão de comboio com autocarro em França

Pelo menos quatro pessoas morreram e sete ficaram feridas com gravidade na sequência de uma colisão entre um comboio e um autocarro escolar no sudoeste de França, noticiou hoje a agência France Presse.

Mulheres sauditas também vão poder guiar motas e camiões a partir de junho

Riade, 16 dez (Lusa) - As mulheres sauditas também vão poder conduzir motas e camiões a partir de junho de 2018, anunciou a direção-geral de circulação saudita, quase três meses depois de uma ordem real ter levantado a proibição de condução das mulheres.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS