Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Governo britânico avança com notificação do Brexit a 29 de março

Governo britânico avança com notificação do Brexit a 29 de março
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A notificação do Governo britânico para a saída do Reino Unido da União Europeia será feita na quarta-feira, dia 29 de março, foi confirmado oficialmente esta segunda-feira.

A confirmação da data foi feita após o embaixador britânico para a UE, Tim Barrow, ter avisado o gabinete do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de que uma carta seria entregue na quarta-feira da próxima semana.

A primeira-ministra, Theresa May, tinha-se comprometido, no congresso do partido Conservador em outubro do ano passado, a ativar o Artigo 50 até ao final de março mas até agora o governo tinha recusado apontar uma data específica.

O ato decorre do resultado do referendo de 23 de junho de 2016, quando 52% dos eleitores votaram pela saída do país da UE, derrotando o 48% que preferiam a permanência.

"Em junho passado, a população do Reino Unido tomou a histórica decisão de deixar a UE. Na quarta-feira da próxima semana, o governo vai concretizar essa decisão e iniciar formalmente o processo ao ativar o Artigo 50", afirmou o ministro para a Saída da União Europeia, David Davis, num comunicado.

O responsável considera que se seguem as mais importantes negociações para o país no espaço de uma geração.

"O governo é claro no seu objetivo: um acordo que funcione para cada nação e região do Reino Unido e também para todas na Europa - uma parceria nova, positiva entre o Reino Unido e os nossos amigos e aliados na União Europeia", vincou.

Theresa May deverá dar conta do ato no parlamento no mesmo dia, já que às quartas-feiras está presente na Câmara dos Comuns para a sessão semanal de respostas aos deputados.

+ notícias: Mundo

Pelo menos 141 desaparecidos em deslizamento de terra na China

Um deslizamento de terras ocorrido este sábado na província de Sichuan, no sudoeste da China, deixou pelo menos 141 pessoas desaparecidas, informou a agência estatal Xinhua.

Auditoria às dívidas ocultas de Moçambique não esclarece para onde foi o dinheiro

Maputo, 24 jun (Lusa) - A auditoria às dívidas ocultas de Moçambique deixou por esclarecer o destino dos dois mil milhões de dólares contraídos por três empresas estatais entre 2013 e 2014, anunciou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Qatar prepara resposta adequada às exigências apresentadas por países vizinhos

Doha, 24 jun (Lusa) -- O Qatar anunciou hoje que está a preparar uma resposta adequada às exigências dos países árabes que cortaram relações com Doha no início de junho, salientando, porém, que tais imposições são uma "invasão à soberania" daquele país.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS