Autarcas do Porto querem VCI com restrições e CREP sem portagens

| Política
Porto Canal (AYR)

Vários autarcas da cidade do Porto criticam os preços impostos nas portagens da CREP, também conhecida por A41, e o elevado trânsito que a VCI tem todos os dias avança, esta segunda-feira, o Jornal de Notícias.

Na reunião realizada no dia 1 de março, Rui Moreira afirmou que “a VCI é a estrada com mais trânsito do país” mas que “muito do trânsito não é para a cidade”. O autarca afirmou, ainda, que “os veículos usam as vias radicais e não as periféricas por causa da distância e do preço”.

O presidente da Câmara Municipal do Porto explicou num artigo publicado pelo Correio da Manhã, que quer que a CREP “deixe de ser portajada, para aliviar a VCI, onde o trânsito de passagem continua a aumentar e a criar problema ambientais e de circulação, não apenas no Porto mais nos concelhos limítrofes”.

Nesse mesmo texto, Rui Moreira apresenta que a VCI regista “um tráfego superior a 250 mil veículos por dia, calculando-se que perto de 200 mil que ali circulam não se destinam à cidade do Porto”. O autarca indicou ainda que o investimento de mais de 300 milhões de euros na CREP “falou catastroficamente”.

Os autarcas de Vila Nova de Gaia, de Matosinhos, de Valongo, da Maia e de Gondomar, concordam e defendem as opiniões de Rui Moreira, avança o JN.

Para Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “é necessário pensar em condicionamentos que aliviem pontes do Freixo e da Arrábida”, bem como aliviar o tráfego de veículos pesados.

O presidente da Câmara Municipal da Maia indicou ao JN que “se o Estado quer fazer da A41 aquilo que deveria ser, então que retire as portagens”.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, afirma ainda que "a A41 veio aumentar a competitividade de Valongo" e que os "preços devem ser reduzidos".

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".