Sindicato aponta para adesão total na greve dos trabalhadores da STCP

| Norte
Porto Canal

A adesão à greve dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) "ronda os 100%", disse hoje à Lusa Vitor Pereira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

Segundo o responsável sindical, esta adesão à greve "significa que os trabalhadores deram a resposta adequada a esta ofensiva, a este roubo dos direitos a que estão sujeitos".

"O que estamos a assistir é da parte do Governo à destruição de direitos que foram conquistados e acordados entre as partes", disse, lembrando que a paralisação "é contra este Orçamento do Estado, que é um roubo e que vai fazer com que os trabalhadores da STCP fiquem mais pobres".

Vitor Pereira salientou que, "caso a administração da STCP e o Governo não recuem, a luta é para continuar".

Os sindicatos convocaram já um novo período de luta para a semana entre os dias 02 e 07 de dezembro, estando prevista uma paralisação dos trabalhadores da STCP às duas últimas horas de cada serviço.

"É uma luta de indignação, de um protesto que, caso a administração da empresa e o Governo não recuem, é para continuar, porque os trabalhadores não vão ficar de braços cruzados", sustentou.

A STCP alertou a população para a possibilidade de ocorrência de "perturbações significativas" no dia de greve.

Os serviços mínimos estabelecidos correspondem a cerca de 25% da oferta normal durante o período noturno, das 18:00 às 02:00.

Os trabalhadores protestam contra o Orçamento do Estado para 2014, documento que será hoje votado no parlamento.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.