Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Plenário do SEF não está a afetar voos no aeroporto de Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 mar (Lusa) -- O plenário dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para analisar os problemas no setor não está a afetar os voos no aeroporto de Lisboa, adiantou à agência Lusa uma fonte da ANA -- Aeroportos de Portugal.

"Os voos não estão a ser afetados pelo plenário. As companhias aéreas conseguiram reorganizar as coisas colocando alguns voos a chegar mais cedo e outros a chegar mais tarde", adiantou à agência Lusa o porta-voz da ANA, Rui Oliveira.

No domingo a ANA - Aeroportos de Portugal tinha dado conta de que estranhava a hora escolhida para a realização do plenário dos inspetores do SEF, hoje entre as 06:00 e as 08:00, porque coincidia com o período em que eram mais necessários, e antecipava atrasos significativos no aeroporto de Lisboa.

Fonte oficial da ANA justificava com o facto de naquele horário chegarem e partirem a maior parte dos voos internacionais com passageiros que precisam de controlo de passaporte na fronteira, os chamados voos 'não Schengen'".

Hoje em declarações à Lusa, o porta-voz da ANA garantiu que os voos não estão a ser afetados, nem foram registados quaisquer atrasos.

No domingo, o presidente do sindicato que representa os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Acácio Pereira, confirmou à Lusa a realização do plenário a partir das 06:00 no aeroporto de Lisboa, justificando o horário com a mudança do turno da madrugada para o da manhã.

Durante o plenário, os inspetores vão analisar a situação no setor, nomeadamente a falta de meios do SEF no aeroporto de Lisboa.

O sindicato que representa os inspetores do SEF realiza hoje uma reunião com a ministra da Administração Interna para discutir a falta de pessoal e de meios naquele serviço de segurança.

A reunião foi pedida pelo Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF), que há muito alerta para a falta de inspetores no SEF.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem atualmente 750 inspetores.

DD (DN/CMP) // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Violência a mulheres, crianças e idosos continuam a aumentar em Portugal

Os registos de violência cometida contra mulheres, crianças e idosos continuam a aumentar. Apesar das campanhas e dos esforços quer das autoridades que da Associação de Apoio à Vítima ao longo do ano passado houve um aumento de 8% nos casos registados. Contas feitas em média todos os dias, 14 mulheres são vítimas de crime.

Temperaturas máximas vão subir mas a chuva veio para ficar

As temperaturas máximas vão subir 2 a 3 graus, mas a chuva continua pelo menos no Douro Litoral e no Minho, avança esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Trabalhos no viaduto de Alcântara condicionam hoje circulação rodoviária

Os trabalhos no viaduto de Alcântara foram retomados e vão continuar durante todo o dia de hoje, pelo que a circulação rodoviária na Avenida da Índia fica limitada a apenas uma via, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Imperdíveis

Casa Ermelinda Freitas em Águas...