Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Plenário do SEF não está a afetar voos no aeroporto de Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 mar (Lusa) -- O plenário dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para analisar os problemas no setor não está a afetar os voos no aeroporto de Lisboa, adiantou à agência Lusa uma fonte da ANA -- Aeroportos de Portugal.

"Os voos não estão a ser afetados pelo plenário. As companhias aéreas conseguiram reorganizar as coisas colocando alguns voos a chegar mais cedo e outros a chegar mais tarde", adiantou à agência Lusa o porta-voz da ANA, Rui Oliveira.

No domingo a ANA - Aeroportos de Portugal tinha dado conta de que estranhava a hora escolhida para a realização do plenário dos inspetores do SEF, hoje entre as 06:00 e as 08:00, porque coincidia com o período em que eram mais necessários, e antecipava atrasos significativos no aeroporto de Lisboa.

Fonte oficial da ANA justificava com o facto de naquele horário chegarem e partirem a maior parte dos voos internacionais com passageiros que precisam de controlo de passaporte na fronteira, os chamados voos 'não Schengen'".

Hoje em declarações à Lusa, o porta-voz da ANA garantiu que os voos não estão a ser afetados, nem foram registados quaisquer atrasos.

No domingo, o presidente do sindicato que representa os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Acácio Pereira, confirmou à Lusa a realização do plenário a partir das 06:00 no aeroporto de Lisboa, justificando o horário com a mudança do turno da madrugada para o da manhã.

Durante o plenário, os inspetores vão analisar a situação no setor, nomeadamente a falta de meios do SEF no aeroporto de Lisboa.

O sindicato que representa os inspetores do SEF realiza hoje uma reunião com a ministra da Administração Interna para discutir a falta de pessoal e de meios naquele serviço de segurança.

A reunião foi pedida pelo Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF), que há muito alerta para a falta de inspetores no SEF.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem atualmente 750 inspetores.

DD (DN/CMP) // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Vários hospitais em risco de fechar serviços por falta de enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) advertiu esta terça-feira que além do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, há vários hospitais que poderão vir a encerrar serviços porque o Governo não autoriza a contratação de enfermeiros.

Retomadas buscas para encontrar pescador desaparecido na praia do Malhão

A autoridades retomaram ao início da manhã desta terça-feira as buscas para encontrar o homem que desapareceu no domingo na praia do Malhão, Vila Nova de Milfontes (Beja), disse à Lusa fonte da Capitania do Porto de Sines.

Aguaceiros e oscilações nas temperaturas durante a semana

A chuva, as oscilações nas temperaturas mínimas e máximas e as neblinas ou nevoeiros matinais vão fazer-se sentir ao longo da semana, disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.