Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Taiwan diz que China destacou mísseis balísticos que tem apontados à ilha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Taipé, 20 mar (Lusa) -- A China instalou mísseis Dongfeng 16 (DF-16), de alta precisão e com 1.600 quilómetros de alcance, nas proximidades de Taiwan, revelou hoje o ministro da Defesa taiwanês, Feng Shi-kuan, numa comissão parlamentar.

Este destacamento, a par com seis missões de navios e aviões militares chineses em torno de Taiwan desde janeiro e o reforço do poderio aéreo com caças chineses e um russo mostram "um aumento na intimidação militar chinesa", afirmou Feng Shi-kuan.

Face ao reforço do poderio militar chinês e da intimidação, para semear descontentamento em Taiwan e pressionar o Governo a dobrar-se às suas exigências, a ilha deve responder com medidas concretas, defendeu o ministro da Defesa da Formosa.

Taiwan deve fortalecer a sua capacidade de alerta, construir uma força militar dissuasória, mostrar a sua determinação defensiva, manter o seu papel de "comunicador pacífico" e impulsionar ativamente a cooperação regional, defendeu Feng.

O DF-16 tem uma precisão de cinco a dez metros e representa uma maior ameaça para Taiwan, segundo especialistas militares da ilha, porque é mais difícil de intercetar com os sistemas antimísseis norte-americanos Patriot PAC-3, instalados na Ilha Formosa.

Na mesma sessão da comissão parlamentar, o Conselho de Assuntos da China Continental e o Conselho de Segurança sublinharam a intensificação da campanha chinesa de 'cerco' internacional à ilha, contra a independência de Taiwan e a favor do princípio de "uma só China".

Pequim considera Taiwan uma província chinesa e defende a reunificação pacífica, mas ameaça usar a força caso a ilha declare independência.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista (PCC) tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China.

As relações entre Pequim e Taipé atravessam um período de renovadas tensões, desde a eleição da Presidente de Tsai Ing-wen, do Partido Democrata Progressista.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

PR angolano regressou hoje a Luanda após tratamento médico em Espanha

Luanda, 29 mai (Lusa) - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, de 74 anos, regressou hoje a Luanda, após uma ausência de 28 dias em Espanha, onde habitualmente recebe tratamento médico, período que ficou marcado pelas dúvidas sobre o seu estado de saúde.

Novas perturbações em voos da British Airways com partida de Heathrow

Londres, 29 mai (Lusa) - A companhia British Airways anunciou hoje atrasos e cancelamentos de voos com partida do aeroporto de Heathrow, em Londres, pelo terceiro dia consecutivo depois de uma avaria informática.

Secretário dos EUA diz que contactos de genro de Trump com a Rússia podem ser "uma coisa boa"

Washington, 29 mai (Lusa) -- O secretário para a Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kelly, considerou que a alegada tentativa de Jared Kushner, genro de Donald Trump, para estabelecer um canal de comunicações com Moscovo pode ser "uma coisa boa".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS