Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Taiwan diz que China destacou mísseis balísticos que tem apontados à ilha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Taipé, 20 mar (Lusa) -- A China instalou mísseis Dongfeng 16 (DF-16), de alta precisão e com 1.600 quilómetros de alcance, nas proximidades de Taiwan, revelou hoje o ministro da Defesa taiwanês, Feng Shi-kuan, numa comissão parlamentar.

Este destacamento, a par com seis missões de navios e aviões militares chineses em torno de Taiwan desde janeiro e o reforço do poderio aéreo com caças chineses e um russo mostram "um aumento na intimidação militar chinesa", afirmou Feng Shi-kuan.

Face ao reforço do poderio militar chinês e da intimidação, para semear descontentamento em Taiwan e pressionar o Governo a dobrar-se às suas exigências, a ilha deve responder com medidas concretas, defendeu o ministro da Defesa da Formosa.

Taiwan deve fortalecer a sua capacidade de alerta, construir uma força militar dissuasória, mostrar a sua determinação defensiva, manter o seu papel de "comunicador pacífico" e impulsionar ativamente a cooperação regional, defendeu Feng.

O DF-16 tem uma precisão de cinco a dez metros e representa uma maior ameaça para Taiwan, segundo especialistas militares da ilha, porque é mais difícil de intercetar com os sistemas antimísseis norte-americanos Patriot PAC-3, instalados na Ilha Formosa.

Na mesma sessão da comissão parlamentar, o Conselho de Assuntos da China Continental e o Conselho de Segurança sublinharam a intensificação da campanha chinesa de 'cerco' internacional à ilha, contra a independência de Taiwan e a favor do princípio de "uma só China".

Pequim considera Taiwan uma província chinesa e defende a reunificação pacífica, mas ameaça usar a força caso a ilha declare independência.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista (PCC) tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China.

As relações entre Pequim e Taipé atravessam um período de renovadas tensões, desde a eleição da Presidente de Tsai Ing-wen, do Partido Democrata Progressista.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Merkel vence eleições marcadas por descida do SPD e subida da AfD

A chanceler alemã e líder cristã-democrata, Angela Merkel, ganhou este domingo as eleições gerais, numa jornada marcada pela descida social-democrata e a irrupção da Alternativa para a Alemanha (AfD) como terceira força no Bundestag (Parlamento), de acordo com projeções recentes.

Merkel vence eleições legislativas e extrema-direita é a terceira força política

A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas de hoje com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF.

(em atualização)

Insultos de Trump tornam ataque contra EUA "mais inevitável", diz Pyongyang

O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano disse no sábado aos líderes mundiais na ONU que o insulto de Donald Trump ao chamar "rocket man" a Kim Jong Un" torna um ataque cada contra os EUA "inevitável" .

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...