Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Seul considera "um avanço" teste de motor de foguetão de Pyongyang

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 20 mar (Lusa) -- O Ministério da Defesa da Coreia do Sul qualificou hoje como "um avanço significativo", dentro do programa de armamento da Coreia do Norte, o teste de novos motores de projéteis divulgado no domingo pelo regime de Kim Jong-un.

Um porta-voz do Ministério em Seul explicou à agência noticiosa espanhola EFE que as imagens do ensaio facultadas pela Coreia do Norte e outros dados relacionados parecem mostrar "motores com boa eficiência".

A observação tem lugar um dia depois de Pyongyang ter informado que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, presenciou o teste daquela tecnologia de propulsão, que poderá integrar um motor principal e quatro auxiliares, na base de lançamentos espaciais de Sohae, no noroeste do país.

Não é habitual Seul falar de forma tão direta dos resultados técnicos dos testes de armamento norte-coreanos, o que parece evidenciar os progressos que Pyongyang tem alcançado neste domínio nos últimos tempos.

A agência oficial norte-coreana KCNA considerou o lançamento do foguetão um evento de "significado histórico", que representa "uma nova era para a indústria de foguetões Juche", o sistema socialista baseado na autossuficiência e no culto da personalidade.

Este teste, que coincidiu com a visita do secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, à região e com as manobras militares conjuntas que Washington e Seul realizam anualmente em território sul-coreano, deixa antever que Pyongyang poderá testar em breve um projétil de longo alcance.

Na mensagem de Ano Novo, Kim Jong-un garantiu que o país está na fase final de fabrico de um míssil balístico intercontinental (ICBM).

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pelo menos 23 mortos em ataque contra autocarro de cristãos coptas no Egito

Pelo menos 23 pessoas morreram e 25 ficaram feridas hoje no Egito num ataque de homens armados a um autocarro que transportava cristãos coptas, informou o porta-voz do Ministério da Saúde, Khaled Mujahid.

Ex-primeiro-ministro grego Lucas Papademos ferido em explosão de engenho

O antigo primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, ficou hoje ferido com gravidade após a explosão de uma carta armadilhada no interior do seu carro, que circulava no centro de Atenas, segundo autoridades locais.

Presidente do Brasil revoga decreto que autorizava uso de militares nas ruas de Brasília

O Presidente do Brasil, Michel Temer, revogou hoje um decreto que autorizava o uso de tropas das Forças Armadas em Brasília.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS