Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Seul considera "um avanço" teste de motor de foguetão de Pyongyang

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 20 mar (Lusa) -- O Ministério da Defesa da Coreia do Sul qualificou hoje como "um avanço significativo", dentro do programa de armamento da Coreia do Norte, o teste de novos motores de projéteis divulgado no domingo pelo regime de Kim Jong-un.

Um porta-voz do Ministério em Seul explicou à agência noticiosa espanhola EFE que as imagens do ensaio facultadas pela Coreia do Norte e outros dados relacionados parecem mostrar "motores com boa eficiência".

A observação tem lugar um dia depois de Pyongyang ter informado que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, presenciou o teste daquela tecnologia de propulsão, que poderá integrar um motor principal e quatro auxiliares, na base de lançamentos espaciais de Sohae, no noroeste do país.

Não é habitual Seul falar de forma tão direta dos resultados técnicos dos testes de armamento norte-coreanos, o que parece evidenciar os progressos que Pyongyang tem alcançado neste domínio nos últimos tempos.

A agência oficial norte-coreana KCNA considerou o lançamento do foguetão um evento de "significado histórico", que representa "uma nova era para a indústria de foguetões Juche", o sistema socialista baseado na autossuficiência e no culto da personalidade.

Este teste, que coincidiu com a visita do secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, à região e com as manobras militares conjuntas que Washington e Seul realizam anualmente em território sul-coreano, deixa antever que Pyongyang poderá testar em breve um projétil de longo alcance.

Na mensagem de Ano Novo, Kim Jong-un garantiu que o país está na fase final de fabrico de um míssil balístico intercontinental (ICBM).

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Presidente da Birmânia anuncia amnistia que permite libertar mais de 8.000 presos

O novo presidente da Birmânia, Win Myint, anunciou hoje uma amnistia geral que permitirá a libertação de mais de 8.000 prisioneiros, mais de trinta dos quais condenados por razões políticas.

Síria: ONU tenta verificar novamente segurança em Douma após disparos contra missão

Nações Unidas, 18 abr (Lusa) -- A ONU disse hoje que enviará o mais breve possível uma nova equipa para verificar as medidas de segurança na cidade síria de Douma, depois de uma outra missão de reconhecimento ter sido visada por disparos na terça-feira.

Vasco Cordeiro inicia visita ao Brasil com convite a governador de Santa Catarina

Florianópolis, Brasil, 18 abr (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores iniciou hoje uma visita oficial de cinco dias ao Brasil com um convite ao governador do Estado de Santa Catarina para visitar o arquipélago e dar "nova vida" à ligação entre as regiões.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.