Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Seul considera "um avanço" teste de motor de foguetão de Pyongyang

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 20 mar (Lusa) -- O Ministério da Defesa da Coreia do Sul qualificou hoje como "um avanço significativo", dentro do programa de armamento da Coreia do Norte, o teste de novos motores de projéteis divulgado no domingo pelo regime de Kim Jong-un.

Um porta-voz do Ministério em Seul explicou à agência noticiosa espanhola EFE que as imagens do ensaio facultadas pela Coreia do Norte e outros dados relacionados parecem mostrar "motores com boa eficiência".

A observação tem lugar um dia depois de Pyongyang ter informado que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, presenciou o teste daquela tecnologia de propulsão, que poderá integrar um motor principal e quatro auxiliares, na base de lançamentos espaciais de Sohae, no noroeste do país.

Não é habitual Seul falar de forma tão direta dos resultados técnicos dos testes de armamento norte-coreanos, o que parece evidenciar os progressos que Pyongyang tem alcançado neste domínio nos últimos tempos.

A agência oficial norte-coreana KCNA considerou o lançamento do foguetão um evento de "significado histórico", que representa "uma nova era para a indústria de foguetões Juche", o sistema socialista baseado na autossuficiência e no culto da personalidade.

Este teste, que coincidiu com a visita do secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, à região e com as manobras militares conjuntas que Washington e Seul realizam anualmente em território sul-coreano, deixa antever que Pyongyang poderá testar em breve um projétil de longo alcance.

Na mensagem de Ano Novo, Kim Jong-un garantiu que o país está na fase final de fabrico de um míssil balístico intercontinental (ICBM).

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Abdel Fattah al-Sisi vai recandidatar-se à presidência do Egipto

Cairo, Egito, 19 jan (Lusa) -- O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, anunciou hoje que se vai candidatar a um segundo mandato nas eleições presidenciais que vão decorrer em março deste ano.

Ao lado de Merkel, Macron diz que França "precisa" da Alemanha para reformar Europa

Paris, 19 jan (Lusa) -- O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje que França "precisa" da Alemanha para reformar a Europa, a dois dias de uma votação crucial para a formação de um governo de coligação entre os conservadores e os social-democratas alemães.

Estado federal norte-americano arrisca paralisia devido a impasse orçamental

Washington, 19 jan (Lusa) - O Estado federal norte-americano poderá ficar parcialmente paralisado, deixando centenas de milhares de funcionários federais com os salários congelados, caso o Senado não consiga aprovar até à meia-noite de hoje um acordo de orçamento provisório.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.