Fitch prevê que melhorias nos bancos CGD, BPI, BCP e Montepio só a médio prazo

Fitch prevê que melhorias nos bancos CGD, BPI, BCP e Montepio só a médio prazo
| Economia
Porto Canal com Lusa

A agência de notação financeira Fitch considerou que BPI, CGD, BCP e Montepio só vão apresentar "significativas melhorias" no seu perfil creditício "a médio prazo", em análise divulgada na quinta-feira.

No documento, ao Banco BPI é atribuída a nota de longo prazo 'BBB-', à Caixa Geral de Depósitos e ao Banco Comercial Português 'BB-' e à Caixa Económica Montepio Geral a de 'B'. Sobre todos os bancos, a Fitch classifica como 'estável' a respetiva perspetiva.

As notas BBB significam boa qualidade de crédito, as BB especulativo e as B altamente especulativo.

No seu texto, a agência de 'rating' salientou que "o fraco ambiente operacional em Portugal conduziu a uma deterioração da métrica da qualidade dos ativos bancários e as persistentes baixas taxas de juro comprimiram as margens".

A Fitch mencionou também que "todos os quatro bancos estão a reestruturar de forma ativa as suas atividades para melhorarem a eficiência e reforçarem a débil geração interna de capital".

Mas, relativizou, "melhorias significativas no perfil creditício destes bancos só serão conseguidas no médio prazo".

Em comunicado colocado no sítio da Comissão do Mercado de valores Mobiliários, ao fim da noite, a Caixa Económica Montepio Geral ('CEMG') noticiou esta ação da Fitch, destacando a confirmação do rating de longo prazo da CEMG em 'B' e perspetiva ('outlook') estável.

A CEMG destacou que a agência sublinhou a sua capacidade de "reestruturar ativamente o seu perfil de negócio, melhorar os níveis de eficiência e a capacidade de geração endógena de capital, não obstante a difícil conjuntura económica portuguesa e o persistente baixo nível das taxas de juro na Europa, que tem condicionado a atividade bancária em geral".

Mas, no seu comunicado, a Fitch também aponta várias vulnerabilidades a este banco, como estar a perder dinheiro desde 2013, em resultado de "receitas decrescentes, grande base de custos e elevadas desvalorizações de ativos", e de a base da sua rentabilidade ser fraca e muito sensível à conjuntura.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.