Porto recebe estreia mundial de Olivier Saillard que é alerta ao mundo da moda

| Norte
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 15 mar (Lusa) - A bolsa de Tóquio encerrou a sessão de hoje em baixa, com o principal índice, o Nikkei, a perder 68,55 pontos, ou 0,35%, cotando-se nos 19.521,59 pontos.

Também o segundo indicador, o Topix, fechou a retroceder 6,84 pontos, ou 0,43%, até aos 1.565,85 pontos.

O índice Nikkei reflete a média não ponderada dos 225 valores vedeta da Bolsa de Tóquio, enquanto o indicador Topix agrupa os valores das 1.600 maiores empresas cotadas.

ISG//ISG

Lusa/fim

Porto, 17 mar (Lusa) -- O diretor do Museu da Moda de Paris, Olivier Saillard, apresenta hoje, no Porto, a 'performance' "Couture Essentielle", uma estreia mundial que descreve como um alerta ao "império da moda" que "não precisa de mais roupas".

"A ideia é mostrar que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa sozinha. Sinto nostalgia por quando as pessoas costuravam as suas próprias roupas. Não acredito na ideia de novidade na moda. Esta conceção é errada. A moda já não pode trazer nada de novo, esse é um falhanço da indústria. Não precisamos de roupas novas. Precisamos de fazer roupas. Isso é diferente de fazer moda", explicou, em entrevista à agência Lusa, o autor que vai apresentar o trabalho na sexta-feira e no sábado.

Nesta primeira coprodução internacional do Teatro Municipal do Porto, o Palácio da Bolsa vai receber um desfile "das mais efémeras roupas que podem existir" porque, no palco, quatro ex-modelos internacionais celebrizadas nos anos 1980 vão transformar em roupa pedaços de tecido, sem botões ou costuras, e assim passar em revista a história da moda.

"Pedi à minha assistente para contar todos os desfiles de moda em Paris, Milão, Roma, Nova Iorque e Milão. Em cada coleção, ou seja, duas vezes num ano, existem 400 desfiles de moda. Isto corresponde a mais de 14 mil peças de roupa. Não acredito que precisemos deste número de roupas em cada estação", notou Olivier Saillard.

O convite para o autor de "Models Never Talk" levar ao Porto uma das suas 'performances' partiu de Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto, e Olivier Saillard fez questão de preparar um trabalho novo, porque a sua não é uma "companhia de teatro normal".

Na 'performance', as intérpretes Christine Bergstrom, Axelle Doué, Claudia Huidobro e Anne Rohart vão encher-se de cor, ao contrário do que acontecia em "Models Never Talk", em que estavam vestidas de preto.

"Elas tentam improvisar para procurar formas e roupas, mas não temos botões, fechos, pontos ou costura. São as roupas mais efémeras que podemos encontrar no mais efémero desfile de moda", descreve Saillard.

A intenção, descreve o criador, é também viajar até ao tempo em que "o verdadeiro início de um desfile se centrava nos tecidos".

"Estamos num mundo muito estranho. Estamos sempre a falar de moda, de criadores, etiquetas e marcas, mas nunca falamos dos tecidos, das cores. Para os mais importantes designers, esse é o verdadeiro início do trabalho".

A 'performance' é, também, um "manifesto pela beleza natural". A idade das modelos não interessa, "não é uma questão", porque elas são "bonitas independentemente da idade", explica o autor. "São naturais", destaca.

O Porto é um "sítio interessante" para lançar este "SOS ao mundo da moda": "Não é cidade de que se fale por causa da moda. Isso é tranquilo, fresco, calmo. Gosto da ideia de não estarmos demasiado dentro do império da moda".

"Couture Essentielle" é apresentado no salão árabe do Palácio da Bolsa, hoje às 21:30 e no sábado às 19:00.

A sessão de hoje inclui uma conversa pós-espetáculo entre Saillard e a diretora do Museu do Design e da Moda, Bárbara Coutinho.

ACG/TDI // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.