Fitch mantém notação do Porto em BB+ apesar de "margem operacional saudável"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 25 nov (Lusa) -- A agência Fitch anunciou hoje que manteve a notação da cidade do Porto em BB+ e a perspetiva negativa, ainda que tenha voltado a realçar a "margem operacional saudável" e o nível de dívida "moderado".

Em comunicado, a agência de notação financeira ressalvou que o grau BB+ (primeiro nível especulativo) e a perspetiva negativa do Porto se devem à classificação de Portugal e que qualquer melhoria ao nível soberano deverá levar a uma subida do 'rating', "desde que os fundamentos da cidade se mantenham sólidos".

"A notação do Porto reflete o enquadramento institucional de apoio, a capacidade de apresentar uma margem operacional saudável, um nível moderado de dívida, bem como um calendário confortável de pagamento de dívidas", explicou a Fitch, que já nos anos anteriores havia elogiado a gestão da Câmara liderada então por Rui Rio.

Ainda assim, a agência refere que as receitas operacionais caíram no ano passado, "principalmente devido a desenvolvimentos negativos de vários impostos, refletindo a quebra da economia portuguesa nos últimos anos e também um ligeiro declínio das transferências do Governo central".

"Apesar do contexto adverso, o Porto foi capaz de melhorar o seu balanço operacional. Isto deveu-se principalmente à redução dos salários dos funcionários e a menores transferências e subsídios. O Porto apresentou uma sólida margem operacional de 20,4% no ano passado", acrescentou a Fitch.

A agência diz esperar que o nível de dívida da Câmara Municipal do Porto se mantenha estável no médio prazo.

TDI // VC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Condutores distraem-se com despiste em Murça e sofrem acidente no lado oposto da via

Dois despistes estão a cortar vias nos dois sentidos da A4, em Murça, na sequência de dois despistes rodoviários, confirmou ao Porto Canal fonte da concessionária Globalvia Transmontana e fonte do Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real.