Associação Académica da Universidade de Aveiro contra peditório de dinheiro a caloiros

Associação Académica da Universidade de Aveiro contra peditório de dinheiro a caloiros
| Norte
Porto Canal (AYR)

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) está contra a cobrança de 1,5 euros feita aos caloiros, de forma a sustentar as despesas do encontro de líderes da praxe, avança, esta quinta-feira, fonte da AAUAv ao Porto Canal.

No próximo fim-de-semana, vários líderes de praxe, de todo o país, vão-se reunir num encontro em Aveiro.

Como tal, o Conselho de Praxe da cidade, designado de Conselho do Salgado, obrigou os caloiros a pagaram um “kit” de 1,5 euros, para quem quisesse participar numa atividade de praxe que ocorreu esta quarta-feira, de forma a suportar as despesas calculadas para o encontro.

A Associação Académica da Universidade de Aveiro demonstra-se “contra a cobrança obrigatória de dinheiros em atos de praxe” e “assume as suas responsabilidades na defesa dos estudantes”.

A Direção da Associação afirma que se mostrou “completamente indisponível para financiar qualquer iniciativa deste género” e como tal “os responsáveis da praxe decidiram obrigar os novos alunos a pagar as despesas da iniciativa”, um orçamento que ultrapassa os 1000 euros.

A AAUAv relembra, ainda, que “faz precisamente este mês dois anos que os responsáveis pela praxe da Academia assinaram um Memorando de Entendimento onde se comprometeram a: “não realização de peditórios, taxas, venda de bens ou contribuições monetárias em qualquer atividade praxista no seio da universidade”.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.