Agência da Serra da Lousã vai ter primeiros órgãos sociais em abril

| País
Porto Canal com Lusa

Castanheira de Pera, Leiria, 16 mar (Lusa) -- Os primeiros corpos sociais da Agência para o Desenvolvimento da Serra da Lousã (ADSL) vão tomar posse em abril, ano e meio após a sua constituição, disse hoje o presidente da Câmara da Castanheira de Pera.

Fernando Lopes afirmou à agência Lusa que "foi possível, finalmente, constituir os corpos sociais", na sequência de "um processo um pouco conturbado".

A escritura pública que oficializou a criação da ADSL foi assinada em 03 de novembro de 2015, nos Paços do Concelho da Castanheira de Pera, pelos presidentes dos sete municípios ligados à Serra da Lousã.

Para já, a sede da agência fica localizada naquela vila do distrito de Leiria, devendo os dirigentes cumprir mandatos de quatro anos, coincidentes com os das câmaras e assembleias municipais.

Os primeiros órgãos tomam posse em abril, em data a designar, concluindo excecionalmente o mandato logo que entrem em funções as câmaras eleitas nas autárquicas deste ano.

A área de intervenção da nova agência de desenvolvimento inclui quatro municípios do distrito de Coimbra - Lousã, Góis, Miranda do Corvo e Penela -, além de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

Nos meses que faltam para tomarem posse os novos órgãos municipais que resultarem das próximas eleições, os dirigentes da ADSL terão de efetuar o trabalho de apresentação de candidaturas aos fundos europeus do Portugal 2020.

"Vamos tentar ir buscar verbas do atual quadro comunitário para atingirmos alguns dos nossos objetivos", disse Fernando Lopes, que vai ser o primeiro presidente da direção, em representação da autarquia da Castanheira de Pera, onde cumpre o terceiro e último mandato.

O autarca do PS explicou que alguns municípios "tiveram dificuldades" em desbloquear os processos de adesão à ADSL, designadamente ao nível dos vistos do Tribunal de Contas.

"Queremos projetar e vender melhor este produto", acrescentou, ao salientar que o território da Serra da Lousã "tem um património natural de grande envergadura" que importa gerir de forma integrada e em articulação com diferentes entidades.

O futuro presidente da ADSL ressalvou que "vender a marca" Serra da Lousã "não pode significar explorar este produto até ele não dar mais" e que é necessário "garantir a sua sustentabilidade" futura.

A Câmara de Penela, chefiada por Luís Matias, vai presidir à assembleia geral, enquanto o conselho fiscal terá como presidente o município de Figueiró dos Vinhos, liderado por Jorge Abreu.

Foram convidados a integrar a agência a Turismo Centro de Portugal, as universidades de Aveiro e Coimbra, a Federação de Clubes e Associações de Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã, a Lousitânea -- Liga de Amigos da Serra da Lousã e a ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

"Falta apenas a ADXTUR confirmar a sua adesão", segundo Fernando Lopes, que realçou a importância de todos os membros fundadores fazerem parte dos órgãos sociais.

A ADSL terá ainda um conselho consultivo constituído por diversas entidades públicas e privadas da região.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.