Câmara de Matosinhos vai alterar taxas para reanimar investimento

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 25 nov (Lusa) - A Câmara de Matosinhos aprovou hoje, com os votos contra da oposição, um conjunto de propostas de alteração de taxas para reanimar o investimento, nomeadamente no casco urbano, sendo estas submetidas a discussão pública após aprovação na Assembleia Municipal.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião extraordinária da Câmara de Matosinhos, o presidente, Guilherme Pinto, explicou que foi aprovado um conjunto de propostas que "pretendem reanimar o investimento, nomeadamente no casco urbano, por parte dos promotores no concelho".

Depois da aprovação na sessão da Assembleia Municipal de Matosinhos de hoje, estas propostas serão depois submetidas à discussão pública, tendo as propostas sido aprovadas com os votos a favor da maioria, do vereador da CDU e os votos contra do PS e do PSD.

"Primeiro, queremos tratar de uma forma mais benéfica toda a recuperação de antigas unidades industriais - seja para o mesmo fim, seja para fins diversos - fazendo com que essas operações deixem de ser consideradas como tendo impacto relevante, isto é, deixem de pagar cedências de áreas verdes e equipamentos, e passem a pagar taxas reduzidas em cerca de 50%", começou por explicar.

Guilherme Pinto explicou ainda que o executivo decidiu "deixar de considerar como tendo impacto relevante todas as edificações que não se destinem a habitação, a comércio ou a armazenagem autónoma".

"E decidimos ainda selecionar zonas de investimento prioritário correspondente aos núcleos urbanos mais antigos do concelho, fazendo com que nesses núcleos não só se mantenha a isenção correspondente ao não pagamento de áreas verdes e equipamentos, mas também redução substantiva das taxas para todo o tipo de usos nessas zonas", disse.

O presidente independente da autarquia justificou a decisão de seguir com o processo para discussão pública, esperando a participação de todos os cidadãos, mas particularmente com os cidadãos que normalmente lidam com este tipo de investimentos.

"Vamos fazê-lo para termos a certeza de que esta alteração de taxas resulta num verdadeiro incentivo para reanimar o investimento sobretudo nas zonas e nos usos que foram privilegiados", afirmou.

De acordo com Guilherme Pinto, a proposta contou com os "votos contra do PS e do PSD porque, no entender deles, este documento devia ser definitivo".

O autarca considerou que esta é "uma revolução nas taxas", sublinhando a "coragem de definir zonas de investimento prioritário".

"As zonas prioritárias são a quadra marítima de Matosinhos, a quadra histórica de Matosinhos, a quadra romântica de Leça da Palmeira, antigo lugar do Paiço, lugar de Angeiras, núcleos antigos de todas as freguesias", acrescentou.

JF // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.