GNRation funciona desde Março sem licença de utilização

GNRation funciona desde Março sem licença de utilização
| Norte
Porto Canal

O GNRation, edifício remodelado ao abrigo da Capital Europeia da Juventude Braga 2012, funciona desde março sem licença de utilização apesar de pertencer à Câmara Municipal de Braga e de ter já recebido vários espetáculos e integrar espaços comerciais.

A informação foi adiantada hoje, na habitual conferência de imprensa após a reunião do executivo camarário, pelo próprio presidente da autarquia, Ricardo Rio, que garantiu, no entanto, já ter dado início ao processo de licenciamento.

A remodelação do espaço, que pertence à autarquia e onde funcionava o antigo quartel da GNR, foi apresentada como o projeto "ex-líbris" de Braga 2012, embora só tenha sido inaugurado em 2013 tendo sido arrendado, por 150 euros, à Fundação Bracara Augusta pela autarquia.

"Fomos surpreendidos com uma situação surpreendente, no mínimo, que estamos já regularizar, que é o facto de o equipamento não estar sequer licenciado para efeitos de utilização", revelou.

O edifício integra espaços para galerias, restauração, e lojas, sendo definido pelos responsáveis como um local "dedicado à produção e consumo de atividades artísticas e criativas com vista à atração e maximização de talento, à emergência e interação de ideias e negócios".

Aberto ao público desde março, no GNRation funcionam já alguns espaços comerciais e o local foi palco para vários espetáculos de música, dança e teatro, alguns dos quais promovidos pela própria Câmara Municipal de Braga.

"Ainda por cima, estamos a falar de uma realidade que envolvia quem estava a usufruir do espaço, a Fundação Bracara Augusta, que envolvia o pelouro do urbanismo da câmara, a quem compete realizar esse tipo de trabalho", apontou Ricardo Rio.

O espaço está arrendado à Fundação Bracara Augusta, por 150 euros mensais, instituição que era à data presidida pelo então vereador do Urbanismo, Hugo Pires, que esteve, também encarregue da organização e gestão de Braga 2012.

Sobre o GNRation, Rio considerou ainda que o projeto tem um "conceito ambíguo" que precisa de ser explanado.

"Dentro desse conceito a autarquia vai agora clarificar aquilo que faz sentido que lá se realize e o que não faz sentido", disse.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.