PEV satisfeito com subida dos Verdes holandeses e preocupado com subida da direita

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mar (Lusa) -- O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) manifestou hoje o seu agrado com a subida dos Verdes da Esquerda nas eleições de quarta-feira na Holanda, mas sublinhou a preocupação com a subida da direita.

"Apesar de não acontecer o que muito se temia, que era a extrema-direita vencer, isso não aconteceu, o que é bom, mas por outro lado há toda uma direita holandesa que sobe", disse à Lusa Victor Cavaco, da Comissão Executiva do PEV, frisando o agrado com a subida dos verdes holandeses, o partido que mais cresce nestas eleições.

As eleições de quarta-feira ditaram a vitória dos liberais do VVD, do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, com 33 deputados, enquanto o Partido da Liberdade (PVV), de Geert Wilders -- extrema direita -, ficou na segunda posição, com 20 deputados (13% dos votos), quando nas últimas eleições tinha conquistado 15 assentos parlamentares.

"O partido que lidera do governo ganhou eleições, mas perde em relação ao passado, assim como o seu parceiro de coligação, que perde bastante, o que denota uma forte penalização do Governo. A subida da direita também nos preocupa bastante, com todo o populismo, todo este fenómeno que está a acontecer um pouco por toda a europa, e não só, e que se vê refletido aqui na Holanda", acrescentou Victor Cavaco.

Sobre a dificuldade em formar governo com estes resultados eleitorais, Victor Cavaco responde: "Na Holanda é tradição estes governos de coligação porque já há muito tempo não há vencedores absolutos e, portanto, tem havido sempre concertação entre diferentes partidos para formar governo. Provavelmente ainda irá demorar algum tempo, tendo em conta que as negociações não deverão ser fáceis".

Os liberais do VVD continuarão a ser a formação mais votada (21% dos votos) e o seu líder, Mark Rutte, terá prioridade para tentar formar governo, embora tenha perdido oito deputados face às eleições de 2012.

Rutte poderá procurar coligar-se com os democratas cristãos do CDA ou os liberais progressistas do D66, partidos que ficaram empatados em terceiro lugar, com 19 deputados cada, uma subida de seis e sete assentos, respetivamente.

No quinto lugar ficaram o SP (Partido Socialista, à esquerda do trabalhista), que perde um deputado e fica com 14, e os Verdes da Esquerda, o partido que mais subiu nestas eleições, passando de quatro para 14 deputados, segundo a agência EFE.

Os sociais-democratas do PvdA (Partido do Trabalho), que nos últimos quatro anos governaram em coligação com o VVD, sofreram uma derrota histórica e passam de 38 para nove deputados.

O Partido dos Animais passa de dois para cinco deputados, empatando com os Cristãos Unidos, que obtiveram o mesmo resultado das últimas eleições.

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.