Resultados eleitorais na Holanda são "boa notícia" para Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mar (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que os resultados eleitorais na Holanda, onde foi reeleito o primeiro-ministro, são uma "boa notícia" para a Europa e para Portugal.

"Aparentemente não há alteração no Governo. Continua a mesma linha europeia, a mesma linha moderada", afirmou à margem da entrega dos prémios da Sociedade Portuguesa de Autores, em declarações transmitidas hoje pela rádio TSF, salientando que a "escolha do povo holandês" é "uma boa notícia para os parceiros como Portugal", "para todos os que defendem uma Europa moderada, unida, coesa, forte".

De acordo com as sondagens à boca das urnas conhecidas esta quarta-feira à noite, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, foi reeleito para um terceiro mandato, com 31 dos 150 lugares no parlamento.

Geert Wilders, líder do Partido da Liberdade (PVV, extrema-direita) não deverá ultrapassar os 19 assentos (15 na anterior legislatura), tantos quanto os democratas-cristãos e o partido Democracia D66.

Esta quinta-feira, Rutte deverá iniciar negociações, que se antecipam longas, com outros partidos para formar Governo.

ISG (JH)// MP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.