Presidente da Fed diz que subida de taxas de juro responde a reforço da economia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 15 mar (Lusa) - A presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, disse hoje que a subida das taxas de juro responde ao fortalecimento da economia norte-americana e considerou que ainda existe uma "grande incerteza" sobre a política de Donald Trump.

Numa conferência de imprensa, após a reunião do banco central que decidiu aprovar uma subida de 0,25 pontos percentuais nas taxas de juro, Yellen indicou que teve um "breve" encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sem revelar detalhes da conversa.

Durante a campanha presidencial, Trump criticou Yellen e a política monetária seguida pelo banco central norte-americano.

Yellen recusou que a decisão adotada pela Fed seja "uma resposta preventiva face a futuros movimentos na política orçamental" e acrescentou que ainda existe "uma grande incerteza" sobre as mudanças.

Trump, que está há quase dois meses na Casa Branca, prometeu um vasto projeto de estímulos orçamentais, com cortes nos impostos e aumento dos gastos públicos, mas até ao momento foram revelados poucos detalhes.

"A mensagem direta é que a economia está a evoluir bem", apontou Yellen, numa altura em que o mercado laboral e a inflação dão sinais de recuperação.

Com esta subida, a taxa dos fundos federais fica entre 0,75% e 1%.

Em comunicado, a Fed indicou que prevê mais duas subidas em 2017, o que já estava previsto, e disse que vai continuar atenta à inflação. Para 2018, o banco central norte-americano prevê mais duas subidas.

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.