Navigator Company diz que só falta acordo salarial com trabalhadores da Figueira da Foz

| Economia
Porto Canal com Lusa

Setúbal, 15 mar (Lusa) - A Navigator Company, empresa que integra as antigas Soporcel e Portucel, revelou hoje que já chegou a acordo com vários sindicatos afetos à CGTP e à UGT, com exceção dos representam os trabalhadores da Figueira da Foz.

"Já foi conseguido um acordo com os vários sindicatos representativos dos colaboradores da The Navigator Company nos diferentes centros fabris, compreendendo as estruturas afetas tanto à CGTP como à UGT, no âmbito do processo negocial oportunamente aberto", refere a empresa em comunicado enviado à agência Lusa.

A Navigator Company admite, no entanto, que ainda não foi possível chegar a cordo com os trabalhadores do Complexo Industrial da Figueira da Foz, alguns dos quais marcaram presença numa concentração realizada hoje junto ao Complexo Industrial de Setúbal, onde decorreu mais uma ronda de negociações da administração com as comissões negociadoras das empresas do grupo.

Segundo José Paixão, do SITE CN-Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Norte, os trabalhadores da Figueira da Foz reclamam uma atualização salarial de 1,7%, mas, na reunião de hoje, a empresa manteve a proposta de aumentos salariais de, apenas, 1,1 e 1,3%.

"Na reunião com as comissões negociadoras a empresa manteve-se irredutível na proposta de aumentos salariais, admitindo, no entanto, avaliar a possibilidade de um eventual aumento extraordinário para os trabalhadores das empresas Arboser e Headbox, muitos dos quais exercem as mesmas funções que os trabalhadores das antigas empresas Soporcel e Portucel, mas que têm salários mais baixos", disse o sindicalista.

A Navigator Company a existência da proposta que prevê aumentos salariais de 1,1 e 1,3%, mas refere que estão igualmente previstas outras contrapartidas para os trabalhadores, designadamente um aumento de 3,5% para o subsídio de refeição e prémios em função dos resultados da empresa, como tem sido prática da empresa.

"A generalidade dos colaboradores da empresa vai receber em 2017 prémios que oscilam, em média, entre os 2,3 e os 2,8 ordenados brutos, com base nos resultados obtidos pela empresa, isto à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, embora com valores diversos", refere o comunicado, adiantando que a Navigator Company também duplicou o valor disponibilizado para promoções.

A Navigator Company refere ainda que, nos últimos 20 anos, "aumentou, sem exceção e anualmente, os seus colaboradores", integrou recentemente nos seus quadros "mais de 250 trabalhadores de empresas subcontratadas" e é "considerada uma dos três melhores pagadoras em todos os distritos onde tem complexos industriais".

Segundo dados da empresa, a The Navigator Company, herdeira do património do ex-grupo Portucel Soporcel, desde 2016, é a terceira maior exportadora em Portugal representa 1,0% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

A Navigator Company atingiu um novo máximo histórico de produção de papel em 2016 e teve um volume de negócios de cerca de 1,6 mil milhões de euros.

GR // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.