Ex-BES de Cabo Verde multado por falhas na prevenção da lavagem de capitais

| Economia
Porto Canal com Lusa

Praia, 15 mar (Lusa) - O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou hoje a aplicação de uma multa de cerca de 900 mil euros ao Banco Internacional de Cabo Verde (BICV) por falhas na prevenção da lavagem de capitais, foi hoje anunciado.

O banco central cabo-verdiano adiantou, em comunicado, que a multa foi aplicada na sequência do processo de contraordenação instaurado ao Banco Internacional de Cabo Verde (BICV), ex-Banco Espírito Santo de Cabo Verde, "por infrações a deveres e procedimentos atinentes à prevenção da lavagem de capitais".

De acordo com o mesmo comunicado, as falhas ocorreram "fundamentalmente quando o BICV era detido pelo Banco Espírito Santo [BES]".

O valor da multa é de 100 milhões de escudos (cerca de 906 mil euros).

O BICV, atualmente um ativo do Novo Banco, foi alvo de um processo contraordenacional por parte da entidade de supervisão bancária cabo-verdiana por eventual prática de infrações na condução da atividade financeira.

O governador do Banco de Cabo Verde disse em 08 de março que depois de chumbada a venda do Banco Internacional de Cabo Verde ao empresário português José Veiga, não recebeu mais nenhum pedido de autorização para alienação do banco.

"Depois do último pedido do empresário José Veiga, que foi recusado, não entrou mais nenhum pedido de autorização para a venda do Banco Internacional de Cabo Verde", disse João Serra, na altura.

O empresário português José Veiga tinha pedido autorização para adquirir a totalidade das ações do BICV, mas a venda foi chumbada pelo supervisor cabo-verdiano, depois de o Banco de Portugal também se ter oposto à operação.

CFF // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.