Paulo Fonseca considera "imperativo" FC Porto vencer Áustria Viena na "Champions"

| FC Porto
Porto Canal

O treinador Paulo Fonseca considerou hoje imperativo e obrigatório o FC Porto vencer na terça-feira o Áustria de Viena, no Dragão, para discutir em Madrid o apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões de futebol.

Paulo Fonseca, que falava na conferência de imprensa de antevisão do jogo, considerou que a situação do FC Porto é bastante clara e passa por vencer o complicado Áustria de Viena, que é uma equipa que tem vindo a crescer e soma três vitórias consecutivas.

"Temos a obrigação de ter aqui uma postura que nos leve a vencer o jogo", apontou Paulo Fonseca, recordando que o FC Porto, como em todos os jogos e independentemente do adversário, irá adotar uma estratégia ofensiva.

O treinador dos "dragões" minimizou ainda o facto de o Atlético de Madrid, líder invicto do grupo e já apurado para a fase seguinte, prescindir de nove habituais convocados para o jogo de terça-feira com os russos do Zenit São Petersburgo, segundo do Grupo G, com mais um ponto do que o FC Porto.

"Não vale a pena pensar no Atlético de Madrid. Temos é que pensar no nosso jogo e em focarmo-nos para levar de vencida o Áustria de Viena", sustentou Paulo Fonseca, que destacou o valor de todo o plantel dos espanhóis e na sua disposição de querer vencer o Zenit.

O FC Porto recebe o Áustria de Viena após ter empatado a 1-1 com o Nacional da Madeira, no Dragão, e de pelo segundo jogo consecutivo ter perdido pontos para os mais diretos opositores na I Liga, Sporting (segundo) e Benfica (terceiro), agora a um ponto.

Apesar de mais um deslize, o treinador recordou que o FC Porto continua a liderar a Liga, embora pudesse estar com uma vantagem maior, e que se mantém em todas as restantes frentes competitivas.

Paulo Fonseca reconheceu que "não é fácil encontrar uma explicação muito plausível para justificar alguns erros cometidos", que geralmente se traduzem em perda de pontos, e considerou que só dentro de campo é que se percebe como as coisas acontecem.

"Temos falado muito sobre isso e é notória a nossa preocupação em não cometer esse tipo de erros e essa situação leva a alguns períodos de intranquilidade que, a espaços, nos afeta", justificou.

Em relação ao jogo de sábado com o Nacional da Madeira, no Dragão (1-1), Paulo Fonseca considerou a diferença dos resultados estatísticos entre ambas as equipas avassaladora, mas o facto é que o FC Porto somou mais um empate.

"Não são problemas de organização coletiva e os jogadores estão conscientes que não podem cometer esses erros", explicou Paulo Fonseca, não só reportando-se às falhas defensivas.

Paulo Fonseca considerou que não ficou satisfeito por não ter ganhado ao Nacional da Madeira, mas considerou que há já indicadores que são bastante positivos e que o fazem pensar que há coisas que estão a ser bem feitas.

O treinador explicou que não será pela perda de pontos com o Nacional da Madeira que a equipa do FC Porto não estará determinada frente ao Áustria de Viena e acredita que "todos os jogadores estarão, como sempre, motivados para vencer o jogo".

O treino dos "dragões", ultimo antes da receção de terça-feira ao Áustria de Viena, contou com a presença de Pinto da Costa, num gesto que Paulo Fonseca não quis atribuir significado especial, dado considerar normal e muitas vezes repetido pelo presidente.

O avançado colombiano Jackson Martinez partilhou da opinião de Paulo Fonseca de que o FC Porto podia estar melhor, pelo menos em relação à diferença pontual na Liga, mas não está mal.

O principal artilheiro dos portistas considera que a equipa está forte e disse que o tranquiliza o facto de todos os jogadores pensarem da mesma forma.

O jogador colombiano considera que a equipa está a trabalhar para evitar repetir os erros, que considera serem da responsabilidade de todos e não apenas de um ou outro jogador.

"A defesa é a mesma dos anos anteriores e que tão bem dava segurança à equipa", explicou Jackson Martinez, adiantando que o seu papel é o de procurar sempre marcar golos e ajudar a equipa o melhor possível.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.