Câmara de Vila Real pede audiência para reivindicar conclusão do Túnel do Marão

Câmara de Vila Real pede audiência para reivindicar conclusão do Túnel do Marão
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Vila Real vai solicitar uma audiência no Ministério da Economia para reivindicar a conclusão do Túnel do Marão, considerando "criminoso" que esteja a degradar uma obra onde já gastos milhões de euros.

Rui Santos, que foi eleito pelo PS para a autarquia transmontana nas últimas eleições autárquicas, disse hoje aos jornalistas que, ainda esta semana, segue um pedido de audiência para o Ministério da Economia, dirigido a "quem tiver agora" o dossier da Autoestrada do Marão, cuja construção parou em junho de 2011.

"É complicado porque a perceção que vamos tendo é que ninguém quer de facto assumir responsabilidades face a este processo", salientou.

Depois de dois anos de obra parada, em junho o Estado anunciou a rescisão do contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Autoestrada do Marão.

Entretanto, a concessão da autoestrada passou para as mãos da EP - Estradas de Portugal.

"Vamos insistir com esse dossiê. É vital para Vila Real que seja retomada a construção do Túnel do Marão e seja concluído", afirmou o autarca socialista.

Rui Santos considerou mesmo que é "criminoso que 200 milhões de euros, já pagos, estejam investidos e estejam em obra a degradar-se, a estragar-se".

"Não compreendemos esta apatia por parte do Governo central face à necessidade de retomar aquela obra", sustentou.

Nesta audiência, o presidente quer "obter informações e reivindicar que a obra arranque e se conclua".

"O Túnel do Marão, em termos imediatos, representava muitas empresas a desenvolverem ali atividade, muitos postos de trabalho criados. Representava também uma melhoria significativa nos indicadores de segurança rodoviária e economicamente representa uma melhoria extraordinária das condições de completividade deste território face a outros territórios do litoral", sublinhou.

Em agosto, o presidente da EP, António Ramalho, afirmou que serão precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Autoestrada do Marão.

Ou seja, segundo explicou na altura, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, o que demorará pelo menos um ano.

Depois, de acordo com o presidente da EP, serão ainda precisos mais "oito a nove meses para concluir a obra".

A Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real ao longo de 30 quilómetros, está executada em cerca de 70%.

Esta via, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros e resulta de uma parceria público privada, tinha um custo inicial estimado de 350 milhões de euros, em pico de obra chegou a dar emprego a 1.400 trabalhadores e a envolver cerca de 90 pequenas empresas.

Desde o início da empreitada no verão de 2009, as obras nesta autoestrada foram suspensas por três vezes, sendo que da primeira vez apenas na escavação do túnel e por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão. A 27 de junho de 2011 os trabalhos foram suspensos em toda a extensão da autoestrada.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).