Marcelo não sabe quando vai a Angola e diz que tem agenda cheia até outubro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 mar (Lusa) - O Presidente da República afirmou hoje não ter novas informações sobre uma possível visita sua ou do primeiro-ministro a Angola, mas salientou que ambos têm "um primeiro semestre muito cheio" em termos de agenda, "até setembro, outubro".

"Não tenho nenhuma informação adicional. Sabe que estas programações de visitas, então num ano tão intenso e tão cheio como é este, da parte do senhor primeiro-ministro por um lado, e da parte do Presidente da República por outro, essa programação é complexa", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado, que falava aos jornalistas no final de uma visita ao Comando Aéreo, no Parque Florestal do Monsanto, em Lisboa, acrescentou: "Temos um primeiro semestre muito cheio. Entre chefes de Estado que vêm a Portugal e visitas ao estrangeiro, eu diria que até setembro, outubro, está muito cheio. Veremos".

Marcelo Rebelo de Sousa foi também questionado sobre a decisão da operadora de televisão por satélite angolana Zap, da empresária Isabel dos Santos, de interromper a difusão dos canais SIC Internacional e SIC Notícias nos mercados de Angola e Moçambique.

O Presidente da República alegou ainda não dispor de informação sobre esse assunto: "Ainda não. Espero talvez entre hoje e amanhã [quinta-feira] ter, mas até agora ainda não tenho".

Interrogado se falou recentemente com o Governo angolano sobre o estado das relações bilaterais, o chefe de Estado respondeu que "nas relações entre países há um princípio muito importante que é o da discrição".

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.